Banco do Brasil: lucro tem queda de 53,5% no primeiro trimestre do ano

O lucro líquido ajustado do Banco do Brasil registrou R$ 3,431 bilhões, uma queda de 53,5% em relação ao mesmo período de 2025. Em comparação ao trimestre anterior, a queda foi de 40,2%. Segundo análise do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), houve forte queda no desempenho do banco neste início do ano. Para Fernanda Lopes, coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), o resultado reforça a necessidade de debate sobre a estratégia do banco e seus impactos sobre trabalhadores e clientes. Também houve recuo (9,4 pontos percentuais em 12 meses) no patrimônio líquido (RPSL) ajustado anualizado, que ficou em 7,3%. Segundo o relatório do banco, o desempenho foi impactado pelos seguintes fatores: Em relação ao crédito, houve crescimento na carteira de crédito expandida, que chegou a R$ 1,306 trilhão, com crescimento de 2,2% em 12 meses e 0,7% no trimestre. No agronegócio, as operações vinculadas ao programa BB Regulariza Agro alcançaram R$ 37,9 bilhões, com expansão de 68% no trimestre. As chamadas “perdas esperadas” – antigas provisões para créditos de liquidação duvidosa (PCLD) – cresceram 46,6% em 12 meses, somando R$ 16,8 bilhões. Em contrapartida, o índice de inadimplência superior a 90 dias chegou a 5,05%, alta de 1,42 ponto percentual em um ano. A base de clientes cresceu em 1 milhão de pessoas e chegou a 83 milhões em março de 2026. Apesar disso, o banco continua reduzindo sua estrutura. No final do trimestre, o BB contava com 84.619 funcionários, depois de fechar 1.498 postos de trabalho em 12 meses (-1,7%); reduzir 587 empregos apenas no trimestre (-0,7%); encerrar 56 agências tradicionais e 113 postos de atendimento em um ano; abrir apenas uma agência digital e especializada. De acordo com o movimento sindical, os dados reforçam a preocupação com o impacto das reestruturações sobre o atendimento à sociedade e as condições de trabalho nas unidades do banco. *Fonte: Contraf-CUT
Dirigentes eleitos da Previ fazem live nesta quinta-feira (14)

Nesta quinta-feira (14), às 19h30, será realizada uma live pelos dirigentes eleitos da Previ para apresentar um balanço dos resultados do Plano 1 e do Previ Futuro, além de debater as perspectivas futuras dos planos de benefícios. A live é dirigida às associadas e aos associados e será transmitida ao vivo pelos canais dos Associados Previ no YouTube, Facebook e Instagram. A atividade também poderá ser acompanhada pela TVT, por meio do YouTube. Os participantes poderão acompanhar as informações mais recentes sobre seus planos de benefícios, esclarecer dúvidas e conversar diretamente com os representantes eleitos. O evento terá participação das diretoras e dos diretores eleitos Paula Goto (Planejamento) e Márcio de Souza (Administração), além dos conselheiros deliberativos Sérgio Riede e Luciana Bagno, que encerram seus mandatos no próximo dia 31 de maio. O diretor de Seguridade Wagner Nascimento, que ainda tem dois anos de mandato, também participará da live. *Foto: Contraf-CUT
Relatório Anual 2025 da Cassi pode ser votado até 25 de maio

A votação do Relatório Anual 2025 da Cassi começou nesta quinta-feira (14) e segue até 25 de maio. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) reforça que todos os associados participem e exerçam o direito democrático de acompanhar e fiscalizar a gestão do plano de saúde dos funcionários do Banco do Brasil. O Relatório mostra os resultados econômico-financeiros e as principais ações de governança realizadas pela Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil em 2025. Gustavo Tabatinga Jr., secretário-geral da Contraf-CUT, explica que a participação dos associados é importante para fortalecer a transparência e o controle social da entidade. “A votação do Relatório Anual é um momento importante de participação dos associados na gestão da Cassi. É quando cada funcionário do Banco do Brasil pode avaliar os resultados, acompanhar a aplicação dos recursos e contribuir para o fortalecimento de um modelo de saúde solidário e sustentável. Por isso, a Contraf-CUT orienta a aprovação do relatório e a ampla participação dos associados”, ressaltou Tabatinga Jr. Como votar A votação pode ser realizada pelos seguintes canais: Dúvidas sobre o conteúdo do relatório podem ser encaminhadas para o e-mail relatorioanual@cassi.com.br. *Fonte: Contraf-CUT
COE e direção do Santander debatem fechamento de agências e sobrecarga de trabalho

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (13), na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. O objetivo foi debater os impactos do fechamento acelerado de agências e o aumento da sobrecarga enfrentada pelos bancários. Segundo os trabalhadores, a rede física já opera no limite e não comporta novos cortes. De acordo com os relatos, regiões antes atendidas por várias unidades passaram a contar com apenas uma agência, concentrando milhares de clientes, ampliando filas e elevando a pressão sobre os empregados. Ana Marta Lima, coordenadora da COE Santander, ressaltou que há impactos diretos também nas avaliações de desempenho. “Mesmo quando o atendimento é adequado, as longas filas influenciam negativamente o NPS — indicador utilizado pelo banco para medir a satisfação do cliente — contribuindo para o adoecimento da categoria, que já registra índice de afastamentos pelo INSS três vezes superior à média nacional”, afirmou a coordenadora. Demonstrações financeiras do Santander mostram o fechamento de 575 unidades entre agências e pontos de atendimento no ano passado. No primeiro trimestre deste ano, 63 unidades foram fechadas. Desde 2019, o banco encerrou 2018 postos de atendimento, sendo 1460 agências. Atualmente, restam 868 agências e 754 PABs, segundo dados do banco. Durante o encontro, os sindicatos alertaram para uma mudança estrutural no sistema financeiro: entre 2016 e 2025, o país perdeu 7593 agências bancárias (-34%), enquanto cooperativas de crédito ampliaram presença ao ocupar espaços deixados pelos grandes bancos. “Isso mostra que os clientes ainda querem atendimento presencial”, afirmou a secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Rita Berlofa. Também foi destaque na reunião o envio de um comunicado de “Atualização do Contrato de Trabalho” a empregados classificados pelo banco como “hipersuficientes”, com remuneração superior a dois tetos do Regime Geral de Previdência Social e diploma de nível superior. Rita Berlofa fez um alerta: “Insistimos para que esses acordos sejam anulados e não voltem a existir, pois contrariam o que foi pactuado entre a Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários, que prevê a não utilização da lei que permite acordos individuais. Hoje o banco descumpre esse compromisso e, no futuro, qual outro deixará de cumprir? Isso gera muita insegurança para todos os trabalhadores.” Em relação ao documento, Ana Marta reforçou a orientação da COE de que os trabalhadores não devem assinar o termo e devem denunciar ao sindicato qualquer tipo de pressão. *Fonte: Contraf-CUT
Consulta Nacional terá novas mobilizações

A Consulta Nacional da categoria bancária segue até o próximo dia 31 de maio e a participação das bancárias e dos bancários é muito importante. A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, explicou que a Consulta é o início da Campanha Nacional. “A participação é importante para que todos possam dizer quais devem ser as prioridades da campanha e de nossa atuação no ano”, ressaltou Juvandia. A presidenta da Contraf reforçou que quanto maior o número de respostas, maior a legitimidade da representação dos trabalhadores nas negociações e, estatisticamente, maiores as chances de a pauta de reivindicações refletir os reais anseios da categoria. “É isso que nos dará forças para fazermos uma excelente campanha, mantermos nossos direitos e avançarmos em novas conquistas. Com organização e participação da categoria a gente é mais forte. E esta participação precisa começar desde já”, afirmou Juvandia. O formulário pode ser totalmente preenchido em menos de três minutos. Bancárias e bancários podem acessar o questionário pelo link https://consultabancarios2026.votabem.com.br/. Nas próximas semanas haverá mobilização com ações presenciais nas agências e departamentos bancários nos dias 19 e 26 de maio, e a intensificação da divulgação da consulta pelas redes sociais e aplicativos de mensagens todas as quintas-feiras do mês de maio (14, 21 e 28), para mostrar a importância da participação na Consulta. Confira os principais pontos abordados na Consulta• Remuneração e aumento real de salários;• PLR e benefícios;• Emprego e manutenção de direitos;• Metas e condições de trabalho;• Saúde mental;• Impactos da inteligência artificial e das novas tecnologias;• Redução da jornada de trabalho;• Formas de mobilização e comunicação sindical. As respostas servirão de base para a construção da pauta de reivindicações da Campanha Nacional. *Fonte: Contraf-CUT
Assembleia Extraordinária – Itaú
Desigualdade de gênero é destaque na Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres Brasil

A 14ª edição da Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres Brasil reuniu cerca de 150 bancárias na Colônia de Férias dos Comerciários, na Praia Grande, litoral paulista. Sob o título “Rompendo o silêncio: informação que proteger”, a oficina abordou temas como os impactos da pejotização e flexibilização das condições de trabalho sobre a desigualdade de gênero, os desafios da participação das mulheres na política, além de atividades básicas de autodefesa e uma simulação de um júri de agressão. A secretária da Mulher da Contraf-CUT e vice-presidenta do Comitê de Mulheres UNI Américas, Fernanda Lopes, falou sobre a importância da oficina. “A desigualdade de gênero se manifesta em diversas esferas da sociedade: nas relações parentais, no mercado de trabalho, na política e nas ruas. Por isso foi tão importante essa oportunidade que tivemos, de participar desta oficina, onde além do aprendizado com palestrantes, trocamos experiência entre sindicatos e entidades para superarmos as desigualdades no mercado de trabalho e ampliar a participação das mulheres na política”, observou Fernanda. *Fonte: Contraf-CUT
Cassi: retomada de mesa de negociação é pedida com urgência pela Contraf-CUT

A retomada imediata da mesa de negociação da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) está sendo cobrada pelo movimento sindical e pelas entidades representativas dos funcionários do Banco do Brasil. A ultima rodada de negociações aconteceu no dia 11 de dezembro de 2025 e não houve avanço na construção de uma solução estrutural para o custeio do plano de saúde. A proposta apresentada, na época, pelos representantes dos trabalhadores previa reforço no caixa e no capital regulatório da Cassi, incluindo o adiantamento de dez valores referentes ao 13º salário e a antecipação das despesas administrativas de 2026. A contraproposta do banco, que recusou o pedido dos trabalhadores, foi a antecipação de três valores do 13º salário. A proposta foi recusada e considerada insuficiente pela representação dos funcionários. As entidades representativas consideram que o prolongamento do impasse gera insegurança para associados, prestadores e para o próprio futuro da assistência à saúde dos funcionários. Segundo as entidades representativas dos funcionários, a retomada urgente das negociações é fundamental para garantir estabilidade financeira à Cassi, preservar um dos principais direitos históricos do funcionalismo e assegurar tranquilidade aos participantes e seus familiares. *Fonte: Contraf-CUT
Encontro de Bancos Públicos e Privados reúne dirigentes sindicais no Rio

O Encontro de Bancos Públicos e Privados, realizado no sábado passado, 9 de maio, contou com a participação de representantes dos sindicatos da base da Federa-RJ. O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense também marcou presença no encontro. A presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, explicou que os encontros dos bancos públicos e dos bancos privados dão início à Campanha Nacional Unificada dos Bancários deste ano. “Uma campanha que acontece em todo o Brasil e serve de referência para todos os demais trabalhadores. Somos a única categoria a ter uma Convenção Coletiva de Trabalho com direitos válidos em todo o Brasil. Nesta campanha, mesmo já tendo nossa jornada 5X2, vamos ser solidários aos trabalhadores que não têm este direito, lutando pelo fim da escala 6X1”, afirmou Adriana. Para a Federa-RJ, o foco do encontro foi a organização das pautas de reivindicações e o alinhamento das prioridades da Campanha Nacional de 2026. No encontro dos bancos públicos, além das questões salariais, também foram debatidos temas como o programa Performa, perfil social para o BB, Cassi e Previ. O representante da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE), Rogério Campanate, alertou para a importância de aumentar cada vez mais a participação dos empregados do banco na campanha salarial, na consulta nacional e nas demais atividades sindicais. Já o encontro dos bancos privados teve apresentação de dados e análises sobre a categoria bancária feita pelo supervisor do Dieese, Paulo Jogger, e pela técnica Millena Alves. Os dirigentes bancários também debateram as as necessidades específicas dos(as) trabalhadores(as) de cada instituição financeira. *Fonte: Seeb Rio e Federa-RJ
Consulta Nacional: ajude a construir a pauta de reivindicações da categoria

Bancárias e bancários têm até o dia 31 de maio para responder à Consulta Nacional da categoria. O questionário aborda temas importantes para os trabalhadores como: As respostas vão ajudar a construir a pauta de reivindicações que será levada à mesa de negociação com os bancos. Por isso, a participação de todos é muito importante. Não fique de fora! Acesse e responda: https://consultabancarios2026.votabem.com.br *Fonte: Contraf-CUT