Quem Somos

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Sul Fluminense foi fundado no final dos anos 50 do século passado, tendo a sua Carta de Registro Sindical emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego de então, em 19 de março de 1959. Entidade sindical de 1° grau, com sede social em Barra Mansa, sua representação legal se destina à defesa dos direitos e interesses dos integrantes da categoria profissional dos empregados em estabelecimentos bancários, públicos e privados, do Sul Fluminense;  atualmente sua base territorial de representação sindical abrange os seguintes municípios:  Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda; com aproximadamente 100 agências e um pouco mais de 1,7 mil trabalhadores (agosto/21).

Dentre as diversas atividades e ações empreendidas estão: a permanente assistência individual e vigilância dos locais de trabalho, para o cumprimento dos direitos individuais e coletivos,  à participação das negociações anuais para a formalização dos Acordos e Convenções Coletivas, organização das greves da categoria,  das negociações permanentes banco a banco, disponibilização de serviços de assistência jurídica atuando na qualidade de assistente ou substituto processual, atuação para aumentar a formação político-sindical sobre o papel da classe trabalhadora na composição da sociedade e na busca das melhorias nas condições de vida e ampliação dos direitos sociais, do trabalho e humanos, formação e qualificação profissional, através da realização de diversos convênios com profissionais e universidades. Além de vigilância e campanhas permanentes em defesa do emprego, da saúde, segurança e condições de trabalho, age na defesa do patrimônio público, defendendo os Bancos Públicos, estaduais e federais, contra propostas de desmontes e privatizações. Busca combater todas as formas de discriminação, principalmente com a pauta da igualdade de oportunidades. Outra ação de difícil persecução é o combate à precarização do trabalho, representado pelas diversas formas de terceirização de mão de obra, legalizadas de forma injusta por novas legislações à partir do ano 2017.    

E como ninguém é de ferro, a área de Promoção Social também é muito ativa. Diversas atividades de integração regional, eventos, confraternizações culturais e esportivas são constantemente realizadas. Algumas atividades, como o tradicional torneio de futebol dos bancários, a festa do Dia dos Bancários (28 de agosto) e o Churrasco de confraternização de fim de ano já integram a agenda oficial. O Sindicato disponibiliza para os seus associados, familiares e convidados, uma Sede Campestre com 23.000m² na Colônia Santo Antônio em Barra Mansa, com área de lazer completa, piscinas, saunas, churrasqueiras, salões de festa, campos de futebol com iluminação apropriada para utilização noturna e muita área verde, fazendo desse espaço reconhecidamente uma das Sedes mais bonitas e bem cuidadas de toda região sul fluminense.

Para cumprir todas essas missões o SEEB SUL FLUMINENSE mantém filiação à CUT (Central Única dos Trabalhadores), à Contraf-Cut (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e à Federa RJ (Federação dos Bancários do Estado do Rio).

Diretoria Executiva

Conheça também

Base Territorial

O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense tem atuação em 16 cidades, localizadas nas regiões Médio Paraíba e Centro Sul, do estado do Rio  de Janeiro.

  • 1

    Barra Mansa
  • 2

    Barra do Piraí
  • 3

    Eng. Paulo de Frontin
  • 4

    Itatiaia
  • 5

    Mendes
  • 6

    Paracambi
  • 7

    Pinheiral
  • 8

    Piraí
  • 9

    Porto Real
  • 10

    Quatis
  • 11

    Resende
  • 12

    Rio Claro
  • 13

    Rio das Flores
  • 14

    Valença
  • 15

    Vassouras
  • 16

    Volta Redonda

Nossa História

Um pouquinho da nossa história.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Sul Fluminense – BANCARIOSUL,  reconhecido pela Carta de Registro Sindical em 1959, atravessou e participou dos principais  atos e fatos históricos, que impactaram o Brasil e  o mundo,  desde a ditadura militar em 1964, passando pelo processo de redemocratização do país nos anos 80, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, chegando até os dias atuais. Nesses últimos 60 anos muitas foram as mudanças nas áreas política, econômica, social e principalmente nas relações de trabalho.

Uma medida estrutural efetivada para garantir melhor assistência aos bancários foi o desmembramento da base sindical originária, que outrora se estendia até o litoral sul do Estado Rio, incluindo as cidades de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí, para então constituir o SEEB Angra dos Reis. Registre-se que até 1988, não havia a previsão legal do Princípio constitucional da “Liberdade Sindical” e a CLT limitava em apenas 7 (sete) dirigentes sindicais, e suplentes, sem liberação do trabalho, para a realização de todas as atividades, cujas dimensões geográficas se mostrava um dificultador para a organização.

Sede Barra Mansa
Sede Campestre:
Subsede Volta Redonda:

Copyright 2021 - Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense

plugins premium WordPress
Como podemos ajudar?