Assembleia Extraordinária Específica
Federa-RJ define datas e locais para encontros estaduais de bancários

A Federa-RJ já definiu as datas e locais para os Encontros Estaduais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e bancos privados. A participação de bancárias e bancários é muito importante, já que esse ano a categoria terá negociação da renovação dos Acordos Coletivos específicos da categoria e da Convenção Coletiva Nacional. A discussão durante esses encontros servirá de base para a formulação de propostas que serão levadas às mesas de negociação. Trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Brasil e Caixa têm encontro no dia 9 de maio, com abertura conjunta às 9h, no auditório do Sindicato dos Bancários do Rio, na Avenida Presidente Vargas, 502, 21º andar, no Centro do Rio. O encontro dos trabalhadores dos bancos privados também está marcado para o dia 9 de maio, no Clube de Engenharia, que fica no Edifício Edson Passos, na Avenida Rio Branco, 124, também no Centro. A Conferência Estadual da categoria está marcada para os dias 22 e 23 de maio, sendo a primeira na sede do sindicato e a segunda no Clube de Engenharia. *Fonte: Bancários do Rio
Atenção bancários, participem da Consulta Nacional

Trabalhadoras e trabalhadores do setor bancário de todo o país estão convocados a participar da Consulta Nacional dos Bancários 2026, que vai definir as prioridades da Campanha Nacional da categoria. Essa é uma das principais ferramentas de escuta da categoria e contribui na construção da pauta de reivindicações que será levada às mesas de negociação com os bancos. Quanto maior for a participação da categoria, maior a precisão estatística na definição das prioridades da campanha. Por isso, segundo as entidades representativas dos trabalhadores, a participação de todos é fundamental. Acesse o link abaixo e participe: https://consultabancarios2026.votabem.com.br/ *Fonte: Contraf-CUT
Fenaban aceita negociar cláusulas sobre uso e gestão ética de tecnologias na relação de trabalho

Em reunião na mesa de negociação permanente sobre “Novas Tecnologias, como IA e a Atividade Bancária”, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aceitou negociar com o Comando Nacional dos Bancários cláusulas sobre uso e gestão ética de tecnologias na relação de trabalho. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (16). Para Juvandia Moreira, coordenadora do Comando Nacional e presidenta da Confederação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o passo dado pela Fenaban é muito importante. “A tecnologia é fantástica e seus avanços podem gerar ganhos positivos para a sociedade. Ao mesmo tempo, a falta de regulação tende a gerar e aprofundar problemas sociais, como a concentração de renda, aumento das desigualdades, a hipervigilância, a invasão de privacidade e ataques à dignidade da pessoa”, afirmou a dirigente sindical. Segundo Juvandia, através dessa negociação haverá oportunidade de estabelecer propostas que podem ser positivas para toda a sociedade, não apenas à categoria, contra possíveis abusos de quem detém a tecnologia. Confira, abaixo, as cláusulas a serem debatidas: CLÁUSULA 37º – DOS PRINCÍPIOS GERAISAs empresas poderão utilizar exclusivamente nos equipamentos e/ou ferramentas de trabalho disponibilizados pelo empregador, tecnologias, mecanismos e metodologias com a finalidade de efetuar a fiscalização do cumprimento das obrigações assumidas pelo empregado no âmbito da relação de emprego, especialmente as relacionadas ao tempo à disposição do empregador e/ou da jornada de trabalho, inclusive dos empregados que se ativam em teletrabalho, observando os princípios de finalidade, proporcionalidade, transparência e respeito à privacidade e intimidade do empregado, em conformidade com a legislação vigente, inclusive LGPD. Parágrafo Primeiro: A empresa assegura que todos os empregados dispõem dos equipamentos e dos recursos tecnológicos necessários para a adequada execução de suas atividades, de acordo com as atribuições de cada função e com as diretrizes internas da instituição. Parágrafo Segundo: Durante as atividades de teletrabalho, fica vedado à empresa realizar a captura de imagens e/ou áudios dos empregados para a fiscalização do cumprimento da jornada de trabalho. Parágrafo Terceiro: Fica garantido pela empresa, por meio de políticas internas, termos/documentos ou outros meios de comunicação, o compromisso de divulgação aos empregados e Sindicato, acerca da possibilidade de fiscalização dos equipamentos e ferramentas de trabalho, disponibilizados pelo empregador ao empregado, respeitando os direitos fundamentais à privacidade, intimidade e dignidade do trabalhador. CLÁUSULA 38ª – DA NECESSIDADE DE AVALIAÇÃO HUMANAAs deliberações sobre avaliações, advertências ou qualquer outra medida disciplinar não serão aplicadas de forma unicamente automatizada, estando sujeitas à avaliação humana realizada por gestor ou preposto com competência para tanto. CLÁUSULA 39ª – DA ADEQUAÇÃO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHOCaso a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria estabeleça normas mais benéficas quanto ao uso de tecnologias, mecanismos e metodologias pelas instituições financeiras, essas prevalecerão sobre as cláusulas deste Acordo Coletivo que tratem do mesmo tema. *Fonte: Contraf-CUT
Pauta de reivindicações é entregue ao presidente Lula

Na tarde desta quarta-feira (15), após a Marcha da Classe Trabalhadora, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e das demais centrais sindicais entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento com 68 reivindicações, construído coletivamente. Após um discurso que lembrou a precarização do trabalho promovida com a reforma trabalhista de 2017, o presidente chamou a atenção dos sindicatos como agentes fundamentais na luta por um país melhor. “Nosso papel é ficar 100% do tempo em alerta, para não permitir mais retrocessos. A luta de vocês não termina com a entrega desse documento de reivindicações, mas sim começa hoje”, ressaltou Lula. O documento foi entregue um dia após o presidente ter encaminhado ao Congresso o projeto de lei que acaba com a escala 6×1 em regime de urgência constitucional, o que limita em 45 dias o prazo máximo de tramitação do texto, tanto na Câmara quanto no Senado, com o acréscimo de dez dias caso a proposta tenha alguma alteração em uma das casas legislativas. Ainda durante o encontro, o presidente Lula assinou uma mensagem de encaminhamento ao Congresso Nacional do projeto de lei para que servidores públicos da União, Distrito Federal, estados e municípios tenham direito à negociação e representação sindical, tema que está entre os 68 itens da pauta de reivindicações entregue a ele pelos sindicalistas. *Fonte: Contraf-CUT
Nova diretoria da Contraf-CUT debate impactos de novas tecnologias

Eleita para o período de 2026/2027, a diretoria da Confederação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) tomou posse nesta terça-feira (14), em Brasília. A gestão deste novo período conta com 40% de mulheres no quadro – superando a cota mínima de 30% estabelecida em estatuto – além de contar com dois companheiros do ramo financeiro: Talita Regina da Silva (Cooperforte), representando os trabalhadores de cooperativas, e Roni da Silva Oliveira (Casa da Moeda), representado a categoria dos moedeiros. Para Juvandia Moreira, presidenta reeleita da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, a gestão traz tanto continuidade quanto renovação. “Continuidade na unidade e capacidade de diálogo, entre várias correntes, que nos possibilitaram, ao longo de toda a nossa história como movimento sindical, proteger direitos e avançar em conquistas para a categoria bancária. Renovação com a chegada dos companheiros Talita e Roni, que reflete a construção de vinte anos da nosssa organização como ramo financeiro, para que sigamos avançando nos direitos às outras categorias”, ressaltou a dirigente sindical. A nova gestão já começou a trabalhar. Depois da posse, realizou junto com o Comando Nacional, uma reunião preparatória para a mesa de negociação permanente com a Fenaban “Novas Tecnologias, como a IA, e a Atividade Bancária”, que acontece nesta quinta-feira (16), também em Brasília. O grupo debateu os impactos das transformações tecnológicas sobre os empregos, serviços e segurança do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A reunião contou com a participação da economista Vivian Machado, técnica da subseção do Dieese na Contraf-CUT, que falou sobre o panorama atual no setor bancário. “Em 2025, os bancos gastaram cerca de R$ 50 bilhões no Brasil, entre investimentos e despesas. Atualmente, 75% das transações são realizadas via celulares. Esses são alguns dados que muitas vezes são utilizados pelas empresas pra justificar o enxugamento do emprego bancário e o fechamento de agências. Porém, quando olhamos detalhadamente os dados, vemos que o volume de transações e serviços nas agências físicas é muito significativo”, afirmou Vivian. *Fonte: Contraf-CUT
Sindicato participa da Marcha da Classe Trabalhadora

O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense participou, na manhã desta quarta-feira (15), da Marcha da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. O evento reuniu representantes sindicais de todas as categorias do país, que apresentaram o documento de reivindicações construído coletivamente, no Fórum das Centrais Sindicais. Os manifestantes marcharam até a Esplanada dos Ministérios para entregar o documento ao presidente Lula e aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Entre as principais reivindicações do documento estão a redução da jornada sem redução salarial; fim da escala 6×1; combate à pejotização; regulamentação do trabalho por aplicativo; fortalecimento das negociações coletivas;combate ao feminicídio; e direito de negociação aos servidores públicos.
Atenção bancários! A Consulta Nacional começa nesta quarta (15)

Bancárias e bancários, filiados ou não aos sindicatos, podem participar da Consulta Nacional à categoria, que será realizada a partir desta quarta-feira, 15 de abril até 31 de maio próximo. A consulta é o ponto de partida para a Campanha Nacional 2026, com o objetivo de construir uma pauta sólida de negociação unificada. Neste ano, o questionário abordará temas como impacto das metas na saúde do trabalhador, impacto da tecnologia, o que você pensa sobre a redução da jornada sem redução salarial, entre outros assuntos de interesse da categoria. O link estará disponível a partir desta quarta-feira (15) nos sites oficiais da Contraf-CUT e entidades filiadas. *Fonte: Contraf-CUT
Sul Fluminense marcará presença na Marcha da Classe Trabalhadora

Marcada para esta quarta-feira (15), a Marcha da Classe Trabalhadora reunirá representantes sindicais de todas as categorias do país em Brasília. O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense também estará presente ao evento, ao lado de representantes da Confederação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e suas entidades filiadas. Os manifestantes vão se reunir antes da marcha na Plenária da Conferência da Classe Trabalhadora (CONCLAT), onde os representantes de categorias de todo o país apresentarão o documento de reivindicações construído coletivamente, no Fórum das Centrais Sindicais. Após o CONCLAT, os manifestantes marcharão até a Esplanada dos Ministérios, onde o documento será entregue ao presidente Lula e aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), explica que o documento é uma atualização da pauta aprovada no CONCLAT 2022. “Desde então, a cada ano, as propostas são atualizadas, sempre a partir de um amplo debate com todas as categoriais. E, graças a essa estratégia de unidade na construção de reivindicações e pressão social, conseguimos avançar significativamente”, ressalta Juvandia. Para este ano, o documento foi atualizado e contém 68 itens, com destaque para: – Redução da jornada sem redução salarial;– Fim da escala 6×1;– Combate à pejotização;– Regulamentação do trabalho por aplicativo;– Fortalecimento das negociações coletivas;– Combate ao feminicídio; e– Direito de negociação aos servidores públicos. *Fonte: Contraf-CUT *Foto: Dino Santos/CUT
Sindicato apoia a Chapa 2 nas eleições da Previ

Começou nesta segunda-feira (13) a votação na Previ. O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense apoia a Chapa 2 Previ para os Associados, que tem o compromisso, de garantir que o plano de previdência complementar continue sólido e confiável, assegurando que os associados tenham a tranquilidade de um benefício e aposentadoria dignos. A votação vai até o dia 27 de abril e vai eleger um representante dos funcionários para a diretoria de Administração e um para a de Planejamento; dois para o conselho deliberativo (titular e suplente) e dois para o conselho fiscal (titular e suplente); além de quatro para o Plano 1 (dois titulares e dois suplentes) e quatro para o Previ Futuro (dois titulares e dois suplentes). A Chapa 2 está focada na gestão responsável dos ativos, garantindo rentabilidade e segurança, sempre respeitando a governança paritária e democrática que construiu a Previ ao longo de seus 122 anos de história. Como votar Funcionários e estatutários do Banco do Brasil, em atividade, cedidos ou adidos: Aposentados, pensionistas e demais participantes: *Fonte: Bancários do Rio e Contraf-CUT