RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DOSUL FLUMINENSE  ANO DE 2020

Quando falamos em gestão de entidade sindical, precisamos colocar em primeiro plano um assunto: “sustentação financeira”. Esse tema, por ser extremamente sensível, precisa ser abordado em todas as dimensões e com todos os envolvidos no processo (associados, dirigentes e até empresas).

Antes de tudo, é importante entender o que é e como funciona um sindicato para garantir sua representatividade e legitimidade junto aos trabalhadores.

A globalização, os avanços tecnológicos, a diversidade de ideologias políticas, o cenário econômico degradado, as mudanças nos métodos de gestão das empresas, a reforma das leis trabalhistas, o modo de trabalho atuais e principalmente a pandemia da Covid19, entre outros diversos fatores, compõem um cenário no qual os sindicatos passaram a enfrentar e superar grandes desafios, buscando evoluir e conquistar novos meios de atrair o interesse coletivo dos trabalhadores.

Nesse cenário, a direção sindical, além de manter a postura combativa e reivindicatória, deve permanentemente propor a inovação de seus processos, mantendo a confiança dos representados e o quadro geral de associados em relação à base. Em tempos de crise econômica, é de suma importância olhar para suas finanças com toda atenção para gerar a sustentabilidade da política sindical.

 A organização das finanças e o controle de fluxo de caixa são processos essenciais para garantir os recursos para dar suporte às lutas da categoria. E a diferença entre eventualmente ter recursos e ser sustentável é grande: uma coisa garante no curto prazo, mas, sem uma boa estratégia de crescimento, sua existência no futuro pode estar comprometida.

Vale destacar ainda que os ataques aos direitos dos trabalhadores, com a denominada Reforma Trabalhista em 2017, a Reforma da Previdência em 2019, o pacote de maldades, continua, com o aumento da jornada de trabalho dos bancários de 6 para 8 horas, a desregulamentação das normas trabalhistas. O Sindicato é quem protege os trabalhadores contra as pressões, as medidas arbitrárias, as perseguições, o assédio moral e tantos outros artifícios utilizados para privar o ser humano dos seus direitos.

            Dando continuidade a estratégias adotadas pela atual diretoria desde a eleição de2019 a Diretoria do Sindicato Atua, para melhor execução de seus objetivos e a aplicação dos recursos no interesse da categoria visando:

 – Representar todos do trabalhadores do ramo financeiro perante os patrões e autoridades na defesa de seus direitos, reivindicações e necessidades coletivas e individuais.

– Ser um sindicato reconhecido pela sua constante luta em defesa de objetivos imediatos e históricos dos trabalhadores, tendo a perspectiva de uma sociedade igualitária, onde prevaleça a democracia política, social e econômica.

– Promover a solidariedade da classe trabalhadora e movimentos populares que caminham na perspectiva de uma sociedade livre e igualitária.

– Manter a independência de ação em relação aos patrões, ao Estado, aos partidos políticos e aos credos religiosos;

– Respeitar e defender a democracia em todas as suas organizações e instâncias, garantindo a plena liberdade de expressão;

– Respeitar a diversidade e as convicções políticas, ideológicas, filosóficas e religiosas dos indivíduos;

–  Atender as demandas de forma eficiente e eficaz, respeitando a ética, transparência e sustentabilidade.

– Estabelecer negociações com a representação patronal, visando a obtenção de conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro;

 –  Celebrar a Convenção Coletiva de Trabalho e dos acordos coletivos de trabalho;

–  Fiscalizar as condições de trabalho e o cumprimento da legislação trabalhista, da CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO e dos ACORDO COLETIVO DE TRABALHO;

–  Filiar-se e contribuir com outras organizações sindicais ou sociais;

 – Lutar pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pelo respeito à justiça social e pelos direitos fundamentais;

 –  Constituir serviços de apoio aos sócios (culturais, profissionais, de comunicação etc);

 –  Substituir processualmente todos os trabalhadores do ramo financeiro, independentemente de procuração em processos judiciais ou administrativos, podendo promover, em nome próprio, para defesa dos direitos coletivos, difusos ou individuais homogêneos, as ações cabíveis;

–  Estabelecer contribuições a todos trabalhadores do ramo financeiro, inclusive aposentados;

 –  Defender os interesses dos trabalhadores e direitos dos trabalhadores e da sociedade protegidos por legislações vigentes;

 – Promover assistência judicial aos trabalhadores e trabalhadoras, no exercício da atividade profissional;

            Sindicato forte é sindicato representativo. É nossa obrigação ampliar o quadro de associados para tornar a entidade ainda muito mais forte.

            Só a união dos trabalhadores pode garantir que possamos continuar usufruindo dos direitos que adquirimos com muita luta, e também a conquista de melhores condições de trabalho.

            Quando você contribui e participa, organizando e levando as reivindicações do seu local de trabalho, acompanhando as assembleias, mais o Sindicato se fortalece. E juntos somos fortes!

            O departamento jurídico, presta atendimentos aos associados, sendo que as consultas com advogados são oferecidas nas especialidades trabalhista, cível e previdenciária, com advogados do escritório Baptista e Baptista e Reis, o Sindicato também ampliou o atendimento pelo aplicativo WhatsApp, por meio do número (24) 98100-0018.

            A Secretaria de Promoção Social presta assistência em casos de acidentes de trabalho, com orientação e emissão de Comunicado de Acidentes de Trabalho (CAT), de assédio (moral, sexual e discriminações de qualquer espécie), reclamações de assuntos administrativos, pedidos de informações e consultas, Na área de formação dos trabalhadores foram realizados vários cursos de CPA 10, CPA 20.

Registra-se que devido a pandemia não podemos realizar o campeonato de futebol dos Bancários; a Festa dos Bancários no Clube Comercial em Volta Redonda, em comemoração ao Dia do Bancário; A tradicional Festa de final de ano na Sede Campestre do Sindicato em Barra Mansa, Festa dos bancários de Barra do Piraí e região; eventos em comemoração do Dia do Bancário,

            A Secretaria de Imprensa produz o Informativo Bancário e jornais específicos por bancos, além de materiais impressos diversos, que são distribuídos em todos os locais de trabalho. Também há publicações voltadas para a população. Eles levam as informações sobre as atividades do Sindicato e outras de interesse dos trabalhadores e de clientes e usuários das instituições financeiras. Matérias inseridas no portal do Sindicato dos bancários do Sul Fluminense, interações com usuários. Grande número de seguidores no Facebook (https://bancariosulfluminense.com.br). Mídia impressa com Informativos aos Bancários, o Sindicato também ampliou a sua comunicação pelo aplicativo WhatsApp, por meio do número (24) 98156-8685. Com o aplicativo, a entidade envia matérias aos bancários cadastrados, levando informação com rapidez e praticidade. O e-mail (bancariosul@uol.com.br) com sistema de envio de e-mails aos sindicalizados.

            Na Defesa dos Bancos Públicos, atuamos na luta em defesa do patrimônio público brasileiro, em especial dos bancos públicos. A Diretoria do Sindicato participou de manifestação para defender a Caixa 100% p pública e contra a ameaça proposta pelo governo Bolsonaro de entrega do capital da empresa ao setor privado. Participamos do Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) e do Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (ConeCaixa Econômica Federal), que ocorreram de forma remota/virtual.

Segue um breve resumo das atividades em 2020

– CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – Aniversário 159 anos

– CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – Dia de Luta em Defesa da Caixa

– Posse da Nova Diretoria do Seeb Sul Fluminense

– Bradesco – Seminário de Planejamento

– CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – Dia de manifestação – Dia do Esquenta

– Mobilização nas agência e departamentos do Banco do Brasil

– Reunião com os representantes do Banco Itaú

– Dia Nacional de Luta no Banco do Brasil

– Dia Nacional de Luta na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

– Participação no Conselho Fiscal da Fetraf RJ/ES

– Dia Nacional de Luta em defesa das Empresas e dos serviços públicos

– Dia Internacional da Mulher

– Reunião Diretoria Administrativa do Sindicato

– Conferência Nacional dosFinanciários

– Encontros do Bancos Privados

– 22º Conferência Nacional dos Bancários

– Assembleia Geral Ordinária Prestação de Contas ano 2019, de forma remota/virtual

– Reunião geral da Diretoria do Sindicato

– Assembleia Extraordinária Específica do Banco do Brasil. ACORDO COLETIVO DE TRABALHO Emergencial Covid 19, de forma remota/virtual

– Encontro Estadual dos Funcionários do Banco do Brasil, de forma remota/virtual

– Assembleia Extraordinária específica Banco Itaú. ACORDO COLETIVO DE TRABALHO Emergencial

– Assembleia Extraordinária Específica Banco Santander – ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, PPRS, Banesprev e Cabesp, de forma remota/virtual

– Consulta Nacional dos Bancários

– 22ª Conferência Interestadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Fetraf, de forma remota/virtual

– 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, de forma remota/virtual

– 36º CONCAIXA ECONÔMICA FEDERAL Congresso Nacional dos Empregados da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, de forma remota/virtual

– Assembleia Geral Extraordinária para aprovação da Minuta de Reivindicações, de forma remota/virtual

– Reunião Sistema Diretivo da Fetraf.

– Seminário de Formação de Diretores do sindicato.

– Assembelia Geral Extraordinária. Aprovação e avaliação proposta da Fenaban, de forma remota/virtual, com acordo por dois anos, sendo no ano de 2020, reajuste de 1,5 % nos salários e demais verbas e no ano de 2021 inflação medida pelo INPC/IBGE mais 0,5 %.

– Comemoração Dia do Bancário

– Assembleia Extraordinária Específica Banco Santander. Pauta: Banco de Horas e PLR, de forma remota/virtual

– Assembleia Extraordinária Específica Banco Bradesco. Pauta: Teletrabalho, de forma remota/virtual

– Assembleia Geral Extraordinária, reajuste mensalidade sindical do Sindicato, de forma remota/virtual

– Reajuste Mensalidade Sindical do Sindicato

– Assembleia Geral Extraordinária dos FinanciáriosACORDO COLETIVO DE TRABALHO, de forma remota/virtual

– Reunião Sistema Diretivo da Fetraf

– Assembleia Geral Extraordinária. Eleição de Delegados ao XIII Congresso da Fetraf, de forma presencial

_ AssembLeia Geral Ordinária. Previsão Orçamentária 2021, de forma remota/virtual

– Assembleia Extraordinária Específica do Banco Itaú – Pauta: ACORDO COLETIVO DE TRABALHO Teletrabalho, de forma remota/virtual

– XIII Congresso Ordinário não Eleitoral dos Trabalhadores do Ramos Financeiro da Fetraf RJ/ES

– Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato. Pauta Proposta de desfiliação da Fetraf RJ/ES

– Renovação dos Acordo Coletivo de Trabalhos referente a Comissão de Conciliação Voluntária

– Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho que instituiu a Comissão de Conciliação Voluntária na Caixa Econômica Federal.

– Reunião da Comissão Organizadora dos Empregadosdo Banco Santander COE,

– Reunião do CRT Comitê de Relações Trabalhistas com o Banco Bradesco

– Reunião do Conselho de Representantes da FETRAF RJ/ES.

– Reunião do Sistema Diretivo da FETRAF RJ/ES.

BENFEITORIAS NA SEDE CAMPESTRE EM 2019

– Reforma/ampliação do espaço de confraternização próximo ao campo de futebol

 

Fonte: Direção administrativa do Sindicato dos Bancários

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Sede Barra Mansa
Sede Campestre:
Subsede Volta Redonda:

Copyright 2021 - Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense

Como podemos ajudar?