PLR é fruto da luta do movimento sindical bancário

Conquista do movimento sindical bancário, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é a divisão de lucros de uma empresa. Ela surgiu como resultado de uma campanha da categoria pela busca de remuneração do resultado de seu trabalho.

Segundo o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Vinícius de Assumpção, a PLR foi criada após uma forte mobilização da categoria bancária.

“Em 1992, nós conquistamos a Convenção Coletiva de Trabalho, com validade para todo o território nacional, uma exclusividade de nossa categoria no Brasil. Três anos depois, em 1995, com uma forte mobilização e greve, garantimos a PLR para toda a categoria. É com unidade e participação junto aos sindicatos, nas lutas coletivas, que o trabalhador garante direitos e avança em conquistas”, afirmou Vinícius.

Para os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, o benefício só chegou em 2033, quando as negociações passaram a ser feitas em mesa única.

Com o reajuste promovido pelo governo, em maio deste ano, na tabela do Imposto de Renda sobre a PLR, o valor líquido aumentou beneficiando os trabalhadores. Desde 2015, a tabela permanecia inalterada.

Sindicato forte

O sindicato defende os interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de seus associados. Os trabalhadores lutam por salário digno, melhores condições de trabalho, estabilidade e perspectivas de crescimento na carreira etc. Mas é preciso estar organizados para saírem vitoriosos em suas conquistas. Por isso é tão importante a sindicalização.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Como podemos ajudar?