Aproveitando a Campanha Janeiro Branco, de prevenção e cuidados com a saúde mental, o Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense vai promover uma live apresentando questões relacionadas ao tema.
A atividade será realizada no próximo dia 23, às 19h, e contará com a participação da psicóloga clínica, Dr. Jaqueline Bento, que atua em Resende. O endereço eletrônico para participação será divulgado oportunamente.
Durante a live, além de dar dicas de cuidados e prevenção, a psicóloga vai desenvolver um trabalho terapêutico com os bancários que estiverem participando da atividade.
Pesquisa
O Sindicado dos Bancários do Sul Fluminense já vem desenvolvendo um trabalho de esclarecimento e conscientização dos profissionais sobre o adoecimento da categoria, principalmente, devido à cobrança abusiva de metas e o assédio moral.
No ano passado, o Sindicato realizou uma pesquisa em parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda sobre o adoecimento mental da categoria.
O resultado mostrou que o ambiente de trabalho nas agências e departamentos da região foi classificado como “moderado a crítico” em todos os itens avaliados, para o desenvolvimento de alguma doença psicossomática.
A íntegra da pesquisa será divulgada ainda neste mês de janeiro para toda a categoria.
Janeiro Branco
A campanha foi criada por psicólogos brasileiros em 2014 visando ampliar a consciência, despertar, educar e desenvolver nas pessoas formas de como cuidar, proteger, e gerenciar sua saúde mental.
O mês de janeiro foi escolhido porque, sendo o primeiro do ano, leva as pessoas a refletirem sobre sua vida, relacionamentos e novos projetos.
A cor branca está associada a “telas ou folhas em branco” onde podemos projetar, escrever ou desenhar novas expectativas, desejos, mudanças.