Sindicato dos Bancários completa 64 anos de fundação

O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense completou no último sábado (12), 64 anos de fundação. Neste período, a entidade pautou suas ações na ampliação da defesa dos direitos dos trabalhadores, bem como no fortalecimento da democracia, na igualdade de gênero e na inclusão social. Mais especificamente, nestes últimos dois anos (2020 e 2021), a diretoria trabalhou incansavelmente para garantir a vacinação contra a Covid-19 a todos os bancários e bancárias que compõem a base da entidade.

O Sindicato dos Bancários foi fundado em 1958, e reconhecido pela Carta de Registro Sindical em 1959. A entidade atravessou e participou dos principais atos e fatos históricos que impactaram o Brasil e o mundo, desde a ditadura militar em 1964, passando pelo processo de redemocratização do país nos anos 80, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, chegando até os dias atuais. Sempre participou ativamente das transições nas áreas política, econômica, social e principalmente nas relações de trabalho.

Desde sua fundação até os dias atuais, o trabalho sindical desenvolveu diversas lutas e campanhas, além da permanente assistência individual e vigilância dos locais de trabalho, da participação das negociações anuais para a formalização dos Acordos e Convenções Coletivas, organização de greves, acionamento da Justiça do Trabalho para reparação dos direitos subtraídos, na qualidade de substituto processual, reintegração ao trabalho nos casos de ilegalidades nas demissões, orientação e cuidados com a saúde dos bancários, dentre diversas ações, compõe sua rotina de atuação.

A Entidade vem também, através dos anos, em luta incessante pela defesa do Emprego da categoria e do papel dos bancos públicos, estaduais e federais, como preocupações permanentes. Campanhas de esclarecimentos contra tentativas de desmonte e privatização, o combate à precarização do trabalho, representado pelas diversas formas de terceirizações de mão de obra e contra as demissões sem justa causa que estão sempre na agenda do dia a dia do patronato.

Fonte: Sind. Bancários do Sul Fluminense

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Sede Barra Mansa
Sede Campestre:
Subsede Volta Redonda:

Copyright 2021 - Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense

Como podemos ajudar?