O Itaú Unibanco obteve um Lucro Líquido Recorrente Gerencial de R$ 35,618 bilhões, uma alta de 15,7% em relação ao ano anterior. Parte desse crescimento é atribuído à carteira de crédito.
Só no quarto trimestre, o banco teve lucro de R$ 9,401 bilhões, registrando alta de 4% em comparação ao trimestre anterior e 22,6% em relação ao quarto trimestre de 2022.
Segundo o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Jair Alves, o banco obteve esses resultados à custa de sobrecarga de trabalho e adoecimento dos trabalhadores e das trabalhadoras.
“O banco vem tendo lucros altos, com grande número de fechamento de agências e demissão de funcionários. Em contrapartida, vem crescendo os números de adoecimento nos locais de trabalho e doenças mentais dos trabalhadores”, afirmou Jair.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no final de 2023, a holding Itaú Unibanco contava com 85.855 empregados no país, com fechamento de 3.292 postos de trabalho em doze meses e de 1.342 postos em três meses. O Dieese destaca ainda que a redução se deve às “iniciativas de eficiência no Brasil, à adequação dos times nas áreas de atendimento e ao fechamento de agências, reduzindo em 4,7% os colaboradores do Brasil (ex-tecnologia)”.