Eleições acontecem entre os dias 8 e 14 de janeiro
Os funcionários do Banco do Brasil participam entre os dias 8 e 14 de janeiro, da eleição do seu representante no Conselho de Administração da instituição, o Caref. A definição do calendário ficou a cargo da Comissão Eleitoral e, na eventualidade de nenhum dos candidatos obter 50% mais 1 dos votos válidos, haverá segundo turno no final de janeiro. A votação será pelo SISBB. Sessenta e cinco candidatos se inscreveram para a disputa.
A principal atribuição do Caref é fiscalizar as atividades do Conselho, que é o responsável pela execução da política geral relacionada ao funcionalismo, de negócios e serviços do BB. Os bancários precisam ter um representante no órgão visando à defesa contra os ataques que eventualmente possam vir a ser aplicados pelo governo e pela direção do banco, principalmente no que se refere à privatização.
Neste contexto, o Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense indica a votação em Débora Fonseca para o Caref. Entre as propostas da candidata, destaque para o fortalecimento do BB enquanto instituição pública de prestação de serviço à sociedade e a defesa da instituição como empresa estatal; a consolidação e ampliação do banco como banco da agricultura familiar. No que diz respeito à valorização dos trabalhadores, Débora Fonseca defende a preservação de salários, benefícios, direitos e postos de trabalho, a igualdade de oportunidades a todos associada a políticas afirmativas de equidade de gênero.
Os funcionários do BB devem ficar atentos às informações divulgadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), federações e sindicatos associados. Vale ressaltar que todas as ações importantes que envolvem o banco passam pelo Conselho de Administração.
Fonte: Sind. Bancários do Sul Fluminense com informações do BancáriosRio