O 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT) foi encerrado no último domingo (22), depois de quatro dias de debates de pautas relevantes para todos os trabalhadores. O tema deste ano foi “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”.
Entre as medidas e ações debatidas no congresso, foi aprovado o Plano de Lutas, que objetiva aprofundar o diálogo com a sociedade. A proposta é promover campanhas educativas sobre a importância social dos sindicatos para garantir os direitos do trabalhador, a luta por democracia e desenvolvimento sustentável, emprego digno, reforma agrária, segurança alimentar e economia solidária.
Juvandia Moreira, atual presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), e eleita vice-presidenta da CUT durante o congresso, observou que o grande desafio da classe trabalhadora, nos próximos anos, será reconstruir o Brasil.
“Um grande desafio que a gente tem, da classe trabalhadora, é o de reconstruir o Brasil, de pensar um país com direitos, de pensar um país com sindicatos fortes, um país com a democracia forte, um país com desenvolvimento econômico, sustentável, para o meio ambiente e também que promova a inclusão social. Esse desenvolvimento tem que contemplar as várias regiões do país, contemplar os vários ramos”, explicou Juvandia Moreira.