A segunda mesa de negociações da Campanha Nacional de 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários será sobre “Cláusulas Sociais” e ocorrerá, nesta terça-feira (2), entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A pauta será focada na reivindicação por jornada reduzida para quatro dias da semana, mas incluirá ainda os temas teletrabalho, segurança física e segurança digital no setor bancário.
No mesmo dia, as bancárias e os bancários de todo o país mobilizam as redes sociais em defesa da semana de quatro dias de trabalho. O tuitaço será de 9h às 11h, com a hashtag #JuntosPelaJornadaDe4Dias.
De acordo com um relatório feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em estudos e programas pilotos no Brasil e em outros países, liderados pela organização não governamental 4 Day Week Global, a redução da jornada para quatro dias protege empregos e melhora a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores, sendo bom também para as empresas.
No conjunto, as cláusulas abrangem direitos, ambiente doméstico, equipamentos e mobiliário adequados, respeito à jornada, auxílio financeiro para compensar o aumento de gastos em casa e prevenção a abusos e assédio.
*Fonte: Contraf-CUT