Em assembleia virtual, realizada na última quarta-feira (3), trabalhadoras e trabalhadores do Santander (Brasil) aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de Horas Negativas Não Suplementares. A aprovação se deu com 99,04% dos votos favoráveis.
O acordo trata da anistia das horas não trabalhadas na pandemia de Covid-19, de abril de 2020 a março de 2022, que não compensadas até 31 de março de 2024.
Segundo a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Wanessa de Queiroz Paixão, houve um grande esforço por parte dos empregados para o pagamento dessas horas negativas ao longo dos anos, o que resultou na redução da quantidade de trabalhadores que ainda tinham horas negativas.
“Este acordo é uma conquista da mesa de negociação entre o Sindicato e o Santander, e garantirá que o banco não exija mais a compensação e nem desconte as horas não trabalhadas durante o período da pandemia”, disse Wanessa de Queiroz.
O último acordo que estabeleceu condições para a compensação de horas foi encerrado em 31 de março, mas ainda havia um grupo de empregados com saldo negativo e, por isso, a necessidade de se firmar um novo acordo.
*Fonte: Contraf-CUT