Eleições Previ: chapa que se diz apartidária investe tudo em empresas de suplente de senador

Os candidatos e apoiadores da Chapa 1 nas eleições Previ administram um fundo de pensão, o AnabbPrev, instituído pela Anabb, associação dos funcionários do BB. A chapa, que se diz apartidária, aplica quase todo o patrimônio dos participantes nas empresas de Joel Malucelli, do Republicanos-PR, suplente do senador Álvaro Dias. Essa concentração de investimentos contraria os princípios de prudência e segurança recomendados por qualquer analista de mercado e expõe o patrimônio dos participantes a um risco elevadíssimo. Se o grupo quebrar, os participantes do AnabbPrev perdem toda a sua reserva. O grupo JMalucelli controla o Paraná Banco e outras empresas gestoras de recursos de terceiros. De acordo com as demonstrações contábeis e relatórios anuais disponíveis no site da AnabbPrev, até 2016 o patrimônio dos cerca de 1.300 participantes do fundo de pensão eram investidos em dois bancos públicos – BB e BRB – mas foram todos transferidos para a JMalucelli. O resultado desta política é desastroso. De 2012 a 2020, os investimentos do AnabbPrevi renderam 87%. Neste mesmo período, os investimentos do plano Previ Futuro, administrado pela Previ, rendeu quase o dobro, 171,7%. “Enquanto o fundo de pensão da Anabb terceiriza tudo para as empresas do senador, a Previ diversifica seus investimentos em várias classes de ativos, conseguindo uma rentabilidade muito maior e correndo riscos infinitamente menores”, aponta João Fukunaga, coordenador da Comissão de Empresa e associado do Previ Futuro.

Definido calendário da Campanha Salarial 2022

Já foi definido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) o calendário de mobilização da Campanha Salarial 2022. As atividades começam já neste mês de abril. O calendário traz as datas dos encontros e congressos dos trabalhadores de bancos públicos e privados e os debates estaduais e regionais das entidades sindicais da categoria. Em função da pandemia do novo coronavírus e suas variantes, os eventos nacionais serão realizados em formato híbrido, uma combinação da participação presencial e remota. Caberá a cada federação estabelecer os critérios para realização de seus eventos locais (estaduais e/ou regionais). Confira abaixo o calendário nacional. Calendário da Campanha Nacional 2022:Até 25/04 – Prazo para eleição das delegações, em assembleiaAté 21/05 – Consulta Nacional dos Bancários, em meio eletrônicoAté 29/05 – Prazo para realização das conferências estaduais/regionaisAté 01/06 – Encontros nacionais de bancos privados02 e 03/06 – Congressos Nacionais de bancos públicos – BB, Caixa, BNB, BASA e BNDES03 a 05/06 – 24ª Conferência Nacional dos Bancários06 e 07/06 – Assembleias para aprovação da minuta de reivindicações

Eleições Funcef: Sindicato apoia o movimento “Juntos – a Funcef é dos participantes”

O movimento sindical aprovou, nesta terça (12), o apoio aos candidatos do movimento “Juntos – a Funcef é dos participantes”, que disputam as eleições da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), o fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal. O apoio foi definido após reunião da diretoria executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). As eleições acontecem entre os dias 22 e 25/04. No pleito, serão escolhidos os novos diretores de Benefícios e de Administração e Controladoria, dois conselheiros deliberativos, um fiscal e seus respectivos suplentes. Podem votar todos os participantes ativos e os maiores de 18 anos com benefício vitalício, que tenham se inscritos até 31 de janeiro de 2022 em planos de benefícios administrados pela Funcef. “É fundamental elegermos representantes que tenham compromisso com a realização de uma gestão responsável, transparente e efetivamente participativa. Com a eleição destes candidatos vamos voltar a ter uma Funcef forte”, disse a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal, Fabiana Uehara Proscholdt. De acordo com a organização do pleito, nas situações em que exista mais de um assistido, cujo benefício tenha tido o mesmo participante ou assistido por origem, será considerado eleitor o beneficiário mais idoso. A votação será feita de maneira on-line no autoatendimento do site ou do aplicativo da Funcef. O acesso será por CPF e senha pessoal do eleitor. Na reunião, ficou definido o apoio à Jair Pedro Ferreira, candidato a Diretor de Benefícios; a Rogério Vida, candidato a Diretor de Administração e Controladoria; aos candidatos à conselheiros deliberativos titulares Antônio Messias Rios Bastos e Selim Antônio de Salles Oliveira e seus suplentes Wagner Ferreira e Helaine Coutinho Cardoso, respectivamente; e aos candidatos à conselheiros fiscais Sâmio Cássio de Carvalho Melo (titular) e Tamara Siqueira dos Santos (suplente). “São pessoas que estão no dia a dia da luta em defesa dos interesses dos empregados e desempenharão este mesmo papel na defesa dos participantes do fundo de pensão”, disse a diretora executiva da Contraf-CUT e funcionária da Caixa, Eliana Brasil.

Como podemos ajudar?