Sul Fluminense marca presença em jornada sindical internacional sobre IA

A “Jornada sindical internacional: Inteligência Artificial (IA) no sistema financeiro” foi realizada nesta quinta-feira (6), no Rio de Janeiro.

O encontro, que teve apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), foi realizado pela UNI Américas Finanças, o braço regional do sindicato global que representa trabalhadores do setor financeiro no continente, e pela SASK (sigla para o Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia).

O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense também esteve presente ao evento, representado pelo presidente Júlio Cunha e pelo secretário geral do Sindicato, Péricles Lameira (Cabral).

Foram abordados temas referentes aos impactos da IA no emprego e no sistema financeiro mundial; experiências do uso das novas tecnologias nos processos de negociação coletiva; e os desafios nas mesas de negociação, diante da revolução tecnológica.

A presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, fez um alerta de que as mudanças tecnológicas não atingem de forma igual a todas as camadas sociais.

“Essa neutralidade não existe porque, no capitalismo, a IA é comandada e controlada por grandes corporações que têm como principal objetivo maximizar seus lucros, concentrando ainda mais a renda nas mãos de poucos, em detrimento da maioria”, afirmou Juvandia.

*Fonte: Contraf-CUT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!