O aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho específico do Saúde Caixa foi aprovado com 64,95% dos votos pelos trabalhadores e trabalhadoras da base do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense.
A assembleia ocorreu, de forma remota, nesta terça-feira (16), das 9h às 18h.
O resultado positivo se deu graças ao trabalho dos diretores do sindicato, que se mobilizaram para explicar à categoria os benefícios da proposta, que já tinha sido aprovada por 73,6% dos sindicatos do país, em dezembro último.
Os dirigentes sindicais analisaram todos os itens do documento e apresentaram para os trabalhadores e trabalhadoras, destacando pontos importantes como a manutenção da contribuição dos titulares sem dependentes em 3,5% sobre remuneração base, como era antes.
Durante quase seis meses foram realizados debates com representantes da Caixa até que chegaram a uma proposta de equilíbrio da relação custo-utilização dos diferentes segmentos, sem reajustes para aqueles que não têm dependentes.
O Comando Nacional dos Bancários e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro orientaram que fosse realizada nova assembleia nas bases sindicais onde a proposta foi rejeitada para que os trabalhadores não fossem prejudicados. Isto porque a vigência do antigo aditivo terminou no final de dezembro.