Sindicato percorre agências no Dia Nacional de Luta dos trabalhadores do Bradesco

O Dia Nacional de Luta dos trabalhadores do Bradesco, realizado nesta quarta-feira (3) em todo o Brasil, contou com o apoio do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, que percorreu agências de sua região para falar com funcionários e clientes.

O presidente do sindicato, Júlio Cunha, explicou o motivo ação.

“A diretoria do Sindicato dos Bancários percorreu as agências dialogando com a categoria sobre o Dia Nacional de Luta no Bradesco, chamando atenção para o fechamento de três agências em nossa base e com a confirmação de mais três, as demissões que vem acontecendo, a constatação do adoecimento da categoria comprovada na apresentação na pesquisa “Saúde Mental do Trabalhador Bancário”, no mês passado, a precarização do atendimento para clientes e usuários. Ressaltamos que nossa negociação coletiva está acontecendo, já tivemos duas rodadas de negociações e que precisamos da união da categoria e engajamento nas redes sociais”, pontuou Júlio.

Vale lembrar que a ação faz parte da Campanha Nacional dos Bancários 2024, cujo slogan é “A sua luta nos conecta”, e que já iniciou o processo de negociações com os bancos para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho CCT).

Nessa campanha, os sindicatos estão cobrando dos bancos mais responsabilidade com empregados e clientes, principais responsáveis pelos lucros e que não devem ser prejudicados com as reestruturações.

Apesar do lucro líquido recorrente de R$ 16,3 bilhões, em 2023, o Bradesco anunciou uma série de mudanças para os próximos anos, incluindo o fechamento de agências físicas.

Entre o último trimestre de 2019 e o último trimestre de 2023, o banco fechou 1.783 agências e 703 postos de atendimento bancário.

Sobrecarga

De acordo com dados das Demonstrações Financeiras do Bradesco e do Banco Central, compilados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no quarto trimestre de 2023, o banco possuía 105.844.674 clientes, e uma relação de 1.227,58 clientes para cada bancário.

O Bradesco é também recordista de reclamações do Banco Central, o que indica que o corte de postos de trabalho e o fechamento de agências contribuem para piorar o atendimento à população.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Como podemos ajudar?