Sindicato participa de seminário sobre inclusão

Representado pelo presidente Júlio Cunha, o Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense marcou presença, ao lado da Federa-RJ, no I Seminário do Coletivo de Trabalho em Defesa dos Trabalhadores com Deficiência, realizado na última segunda-feira (15/7) na CUT-Rio.

 Os debates foram direcionados pela frase do ativista e conselheiro da ONU, Deives Picáz: “A luta por inclusão começa quando você entende que o capacitismo é o problema, não a deficiência.”

Temas como precarização dos planos de saúde, falta de acessibilidade em hospitais e ausência de inclusão em ambientes de trabalho também fizeram parte da pauta. Além disso, os participantes apontaram a discriminação de PCDs e a importância de que as questões sejam debatidas por pessoas com deficiência com questões fundamentais.

A presidenta da Federa-RJ e presidenta interina da CUT Rio, Adriana Nalesso, falou sobre os direitos conquistados e que estão sendo reivindicados pela categoria bancária na Campanha Nacional de 2024.

Adriana sugeriu a realização de um levantamento com os sindicatos filiados para verificar se todos possuem cláusulas nas Convenções Coletivas de Trabalho que incluem pessoas com deficiência e neurodivergentes.

*Fonte: Federa-RJ

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Como podemos ajudar?