Sindicato participa do Dia de Luta da Caixa

No dia em que a Caixa Econômica Federal completa 165 anos de sua fundação, o Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense participou do Dia de Luta da Caixa.

Durante a ação, uma equipe do Sindicato visitou as agências da região para conscientizar empregadas, empregados, clientes e usuários sobre a realidade enfrentada no dia a dia do banco público, que tem papel importante no desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Uma das queixas dos empregados diz respeito ao Super Caixa, programa criado para substituir o Bônus Caixa e o TDV (Time de Vendas). O Super Caixa tem condições que praticamente impedem a habilitação ao recebimento das comissões e do bônus, que acaba frustrando e desmotivando os trabalhadores.

Apesar do lucro crescente nos últimos anos, a Caixa passa por um processo de reestruturação que inclui o fechamento de agências em todo o país. Iniciado em 2017, o fechamento de agências foi intensificado em 2024 e 2025.

Segundo dados do Dieese, a rede perdeu 196 agências desde então, passando de 3.404 unidades em 2015 para 3.208 ao final de setembro de 2025. Somente em 2024 foram encerradas 113 agências, e em 2025 outras 50 até setembro.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!