Sindicato alerta sobre a importância da mobilização para barrar o PL 1043/2019

Projeto prevê a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos

O presidente do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, Júlio Cunha, alerta a categoria sobre a importância da manutenção da mobilização para barrar o Projeto de Lei 1043/2019, que voltou a tramitar no Congresso Nacional. O PL, de autoria do deputado David Soares (DEM/SP), teve parecer favorável do relator na Comissão de Defesa dos Consumidores (CDC), o deputado Fabio Ramalho (MDB-MG), e agora está aberto para emendas.

Essa proposta é uma afronta aos bancários e bancárias e representa uma séria ameaça à jornada da categoria conquistada ao longo dos anos, com muita luta. Estamos mobilizados e vamos fortalecer ainda mais as nossas ações para impedir a retirada desse direito trabalhista – destacou Júlio.

Os dirigentes da entidade sindical avaliam que com o avanço tecnológico, existe uma parcela significativa de clientes que já recebe atendimento remoto aos fins de semana. Ademais, o Comando Nacional dos Bancários apresentou proposta de trabalho de dois turnos durante a semana, respeitando a jornada de seis horas da categoria. Se aceito pelos bancos, o atendimento ganharia qualidade.

ADOECIMENTO – Dados apontam que a categoria bancária já é uma das que mais adoece no país por conta do trabalho e da gestão abusiva dos bancos, com pressão por metas e assédio moral. Obrigar os bancários a trabalharem aos sábados e domingos agravaria o problema.

Essa não é a primeira vez que tentam impor aos bancários o trabalho aos sábados e domingos. Antes do PL 1043, houve o PLs 203/2017, além das medidas provisórias do governo Bolsonaro: a MP 881/2019 e a MP 905/2019. Mas todos sofreram grande pressão da categoria e foram derrubados. “Por isso, manter a mobilização é de fundamental importância”, destacam os diretores.

ENQUETE – No site da Câmara Federal há uma enquete sobre o PL 1043. O Sindicato orienta a todos os bancários a responderem o questionamento e demonstrar a sua insatisfação em relação a proposta. Para isso, basta clicar em: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2192746

Fonte: Sind. Bancários Sul Fluminense, com informações da Contraf-CUT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Sede Barra Mansa
Sede Campestre:
Subsede Volta Redonda:

Copyright 2021 - Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense

Como podemos ajudar?