
Setembro Amarelo é o movimento que alerta para a necessidade de falar sobre saúde mental sem preconceitos e de oferecer acolhimento a quem enfrenta momentos de dor e desesperança.
A campanha é dedicada à conscientização da prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental. Oficialmente, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Segundo o Ministério da Previdência Social, somente em 2024 foram registrados 472 mil afastamentos por transtornos mentais, o que representa um aumento de 68% em relação ao ano anterior e um marco na série histórica dos últimos 10 anos.
Os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) demonstram que a maioria dos afastamentos foram de mulheres (64%), com idade média de 41 anos, com quadros de ansiedade e de depressão e que ficaram afastadas do trabalho por até três meses.
Categoria bancária
Nos últimos dez anos o número de afastamentos por transtornos mentais aumentou 168% nos grandes bancos, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.
Do total de afastamentos pelo INSS, 34,5% foram por outros transtornos ansiosos; 24,8% por reações ao estresse grave e transtornos de adaptação; 24,1% por episódios depressivos e 11,2% por transtorno depressivo recorrente.