Representação dos trabalhadores leva proposta à Funcef

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) entregam, nesta sexta-feira, um documento à Caixa e à Fundação dos Economiários Federais (Funcef).

O texto aponta questões a serem melhoradas na proposta do banco e da fundação para o equacionamento dos déficits do plano REG/Replan Saldado da Funcef.

A iniciativa foi tomada pelas entidades devido aos resultados da pesquisa encomendada pela Fenae com os participantes do plano REG/Replan Saldado. De acordo com a pesquisa, a maioria não concorda com a proposta da Caixa e da Funcef.

O documento a ser entregue à Caixa e à Funcef contém os pontos a serem melhorados: retorno da meta atuarial de juros de 4,5% para 5,51%; contencioso: pagamento das ações judiciais trabalhistas com impacto nas Reservas Matemáticas por parte da Caixa; antecipação da parte do equacionamento da Caixa por meio de títulos públicos; e atualização do prazo do equacionamento.

“Não apenas queremos, mas temos o direito de discutir sobre este patrimônio que é nosso! E, para isso, precisamos ter números e documentos que possam ampliar nossos conhecimentos e possibilidades de chegarmos a uma proposta construída em conjunto, sem retirada de direitos dos participantes, muito melhor do que a que foi apresentada inicialmente”, afirmou Eliana Brasil,  diretora executiva da Contraf-CUT.

*Fonte: Contraf-CUT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Como podemos ajudar?