
O segundo dia da 17ª Plenária Nacional da CUT “João Batista Gomes (Joãozinho) Novos Tempos, Novos Desafios” contou com 598 delegados e delegadas de todo o país.
De forma presencial e on-line, eles participaram da leitura e aprovação das estratégias da entidade sindical para o próximo período.
As pautas de estratégias da CUT incluem fortalecimento e organização dos trabalhadores para enfrentar os novos desafios, diante dos avanços tecnológicos, da crise climática e do aumento da concentração de renda.
No encontro, a presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta nacional da CUT, Juvandia Moreira, apresentou o resumo das propostas em âmbito nacional, incluindo a importância da atuação dos trabalhadores para a transição justa à uma economia de baixo carbono.
Juvandia ressaltou que o desenvolvimento sustentável é um eixo importante e estratégico. Segundo ela, a CUT marcará presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será sediada na cidade de Belém, no Pará, em novembro.
A dirigente explicou que a CUT vi participar para levar o debate sobre o desenvolvimento que não destrua o meio-ambiente, mas também que não concentre renda, que não exclua as mulheres, não aprofunda as desigualdades de gênero, raça, orientação sexual.
“Um projeto de desenvolvimento sustentável inclusivo, com a participação direta da classe trabalhadora é fundamental para garantir uma economia justa e solidária”, afirmou Juvandia.
*Fonte: Contraf-CUT