Nova tabela PIP para o Previ Futuro tem proposta aprovada

A proposta para a Tabela Pontuação Individual do Participante (PIP) foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da Previ. Para que os novos valores comecem a valer é preciso tramitar pela governança do Banco do Brasil (BB) e órgãos reguladores.

Essa revisão é uma reivindicação antiga dos associados. A mudança dará oportunidade a mais associados de contribuírem para a 2B desde a adesão ao Previ Futuro, fazendo com que mudem de faixa. A participação do BB será do mesmo valor.

A contribuição pode ser feita à medida que o associado evolui na carreira. A 2B pode variar de 1% a 10% do salário. O percentual é calculado mensalmente e considera o crescimento salarial do participante, o tempo de filiação e o crescimento salarial médio anual dos funcionários do BB vinculados ao Previ Futuro.

O plano Previ Futuro nunca teve atualização de metodologia de cálculo da PIP. Segundo a coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, “com a alteração, mais trabalhadores terão a oportunidade de somar mais recursos à aposentadoria, uma vez que a PIP impacta na contribuição 2B”. A luta do movimento sindical bancário pela revisão tem o objetivo de fazer com que mais associados da Previ tenham oportunidade de realizar contribuições adicionais superiores, podendo melhorar sua aposentadoria no futuro.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Como podemos ajudar?