
O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense está recebendo diversas reclamações sobre o novo modelo de atendimento nas agências do Banco Itaú, que vem causando desgastes para funcionários e clientes.
O formato se resume em direcionar todo o atendimento para as mesas, inibindo os clientes a utilizarem o canal que desejar.
Esse procedimento aumenta o tempo de espera, deixando o cliente insatisfeito, o que pode resultar em reclamação nos canais como SAC e BACEN.
Nesse novo modelo de atendimento existem casos comprovados de tempo de espera superior a duas horas nas mesas, com mais de 60 senhas e nenhum atendimento para o caixa.
O atendimento presencial nas agências é um direito do cliente e uma obrigação do banco, isso tem que ser respeitado, o cliente não pode ter seu acesso impedido, dificultado ou restrito.
Vale lembrar que essa prática é totalmente fora dos padrões de segurança e de acordo com o Banco Central RESOLUÇÃO Nº 4.746, DE 29 DE AGOSTO DE 2019
O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público que o Conselho Monetário Nacional, em sessão realizada em 29 de agosto de 2019, com base no art. 4º, inciso VIII, da referida Lei,
R E S O L V E U:
Art. 1º A Resolução nº 3.694, de 26 de março de 2009, passa a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 3º É vedado às instituições referidas no art. 1º impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais.