Funcionários do Bradesco não pagam exames preventivos até dezembro

O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense informa aos funcionários do Bradesco e seus dependentes que até dezembro poderão realizar os exames de Mamografia, Papanicolau, Colonoscopia e Antígeno Prostático Específico (PSA) gratuitamente, sem ter que pagar pela co-participação. A iniciativa integra as ações das Campanhas Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, e Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata.

Na avaliação da direção sindical, a medida é um estímulo para que os bancários, bancárias e seus dependentes cuidem de sua saúde.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar 625 mil novos casos de câncer entre o período de 2020/2022. Se descontados os casos de câncer de pele não melanoma, serão 450 mil novos registros da doença para cada ano.  Por isto, os exames preventivos são tão importantes.

CÃNCER DE MAMA – É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. 

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresenta bom prognóstico.

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO –Também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

CÂNCER DE PRÓSTATA – No Brasil, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Veja a taxa de incidência de câncer em mulheres e homens (INCA):

Fonte: Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Sede Barra Mansa
Sede Campestre:
Subsede Volta Redonda:

Copyright 2021 - Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense

Como podemos ajudar?