Ricardo Pontes é o novo presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef). A posse ocorreu na última quarta-feira (30). Pontes é empregado de carreira da Caixa e assumiu o cargo para um mandato de quatro anos. Antes de ser indicado pela Caixa, ele passou por um processo seletivo.
O novo presidente da Fundação é administrador de empresas, pós-graduado em Administração Pública e MBA em gestão empresarial.
Durante a cerimônia de posse, Ricardo Pontes elogiou o processo de transição da Funcef, que facilitou aos novos gestores o acesso às principais informações e planos estratégicos da entidade.
“Estou em contato com todas as diretorias. A Funcef é sólida e bem estruturada. Vamos atuar de forma firme com o objetivo de buscar soluções conjuntas para os desafios da fundação”, afirmou o novo presidente.
Técnico especializado na área da Previdência, Ricardo Pontes ajudou a estruturar a Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev) e presidiu o regime próprio de previdência do estado por três anos.
“Sabemos dos desafios a serem enfrentados. Desejamos uma gestão com olhar para o participante e eficiência para solucionar os problemas da Fundação. A Fenae se coloca à disposição para contribuir no fortalecimento da Funcef e na ampliação dos direitos dos participantes”, disse o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto.
Em seu discurso, Takemoto lembrou algumas demandas dos participantes que precisam ser retomadas, como a incorporação do REB ao Novo Plano, que voltou a ser discutida após solicitação da Fenae e outras entidades em defesa dos participantes, mas aguarda definição.
A Fenae também defende que a Funcef cobre da Caixa o pagamento do contencioso – passivo trabalhista de responsabilidade da patrocinadora que acaba custeado pelos participantes. Outra reivindicação é a revisão do benefício das Mulheres Pré-79 após decisão do STF.
*Com informações da Apcef/SP