Fenaban e trabalhadores se reúnem em mesa sobre diversidade

Representantes dos trabalhadores bancários e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reuniram, na última sexta-feira (30), na mesa de Negociação Nacional Bancária sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento.

No encontro, a Fenaban informou sobre os avanços nas cláusulas negociadas na última Campanha Nacional, que resultou na renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com vigência até 2026.

As informações abrangem os resultados de uma pesquisa com 35 bancos (mais de 90% da categoria), com progressos nas áreas de inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e ampliação das licenças maternidade e paternidade.

Também incluem o compromisso com o 4º Censo da Diversidade e do acolhimento da proposta de criação de um protocolo para enfrentamento a casos de racismo e LGBTfobia, principalmente de clientes contra funcionários.

De acordo com o levantamento, 18.528 pessoas com deficiência atuam no setor bancário, o que representa 4,28% da categoria.

Em relação ao cumprimento da Cláusula 116 da CCT, que garante abono de ausência para reparo ou conserto de próteses, houve registro de 101 ocorrências, sendo 52 delas entre setembro e dezembro de 2024 e 49 de janeiro a abril de 2025.

*Fonte: Contraf-CUT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!