Federa-RJ realiza sua 5ª Conferência Estadual

A 5ª Conferência Estadual da Federa-RJ foi realizada nos últimos dias 23 e 24 de maio, com o tema “Resistir e Avançar”. A mesa de abertura foi composta pelo economista Paulo Jagger, o deputado federal Reimont e a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.

O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense esteve presente, sendo representado pelo seu presidente Julio Cunha.

No primeiro dia do encontro, Juvandia destacou a importância de congressos e seminários para dialogar com a categoria sobre os temas da conjuntura nacional e internacional.

“O bancário pode até achar que não tem nada a ver com Trump, por exemplo, mas tem tudo a ver a partir do momento em que ações como as dele afetam toda a população, como negar a defesa do meio ambiente ou espalhar ódio às minorias”, afirmou.

Durante os dois dias do evento foram debatidos temas importantes como a Inteligência Artificial e o impacto na gestão do trabalho.

O professor doutor da UFRGS, Cássio Calvete, abordou como a tecnologia revolucionária está em todos os lugares. Ele destacou a falta de transparência em algumas empresas e ressaltou a importância de lutar por uma regulamentação do mercado de trabalho com as novas tecnologias.

Millena Alves, economista do Dieese, falou sobre as ocupações que estão em declínio e outras em expansão. Os empregos que estão crescendo são voltados ao setor de tecnologia. Entre os extintos, aparecem os caixas de bancos.

Ela mostrou o crescimento do número de Fintech no mercado e a redução da categoria bancária, que já representou 79,5 % do ramo financeiro, em 2014, e caiu para 45,9%, em 2023. Também destacou a redução de mulheres na categoria, em consequência da concentração em empregos nos setores de TI.

*Fonte: Federa-RJ

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!