A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) preparou um informativo sobre a campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio.
O material será distribuído no Dia Nacional de Luta “A vida acima do lucro”, marcado para 12 de setembro, em agências financeiras de todo o país.
A publicação aborda a questão do adoecimento psíquico dos trabalhadores do ramo financeiro e atualiza como a campanha “Menos Metas, Mais Saúde” tem trabalhado para promover mudanças positivas.
O informativo mostra que, de acordo com a Consulta Nacional realizada entre os trabalhadores do ramo financeiro, mais de 40% deles usam medicamentos controlados. A Consulta apontou ainda que a cobrança excessiva por metas resulta em preocupação constante, cansaço, desmotivação e crises de ansiedade e pânico, afetando a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
Segundo levantamento da Universidade Federal de Brasília, entre 1996 e 2005, foram registrados 181 suicídios no setor bancário.
O informativo da Contraf-CUT conclama a todos para atuar na prevenção ao suicídio, um problema sério de saúde pública. E uma maneira de ajudar é sendo solidário ao identificar alguém com problema de ansiedade, por exemplo, oferecendo ajuda, mostrando que a pessoa não está sozinha e, principalmente, buscando ajuda profissional.
Lembrando que no Brasil o número do Centro de Valorização da Vida é 188.
O documento traz ainda informações sobre como reconhecer problemas como excesso de metas, jornadas prolongadas, competição e falta de reconhecimento.
Também apresenta sugestões sobre o que fazer, como documentar a situação, procurar informações legais e denunciar ao sindicato.
Outra informação importante é sobre o programa Bora Conversar, que incentiva os trabalhadores do ramo financeiro a compartilharem suas experiências relacionadas ao assédio moral. O informativo mostra um QR code de acesso ao programa.
Ainda sobre o Dia Nacional de Luta, a Federa-RJ preparou uma ação, que será realizada no dia 12 de setembro, a partir das 8h, na Rua Siqueira Campos, esquina com Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no Rio.