Dia do Bancário, um marco de luta dos trabalhadores

Comemorado em 28 de agosto, o Dia do Bancário marca uma trajetória de lutas das bancárias e bancários de todo o país. Suas conquistas servem de exemplo para outras categorias profissionais.

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários é nacional e unificada, com garantia de direitos que vão além da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Direitos como vale-refeição, plano de saúde, bônus por desempenho, cursos pagos pelo empregador são o resultado de muita luta e organização sindical.

A data foi oficializada em 1952 e transformada em lei em 1964. Mas tudo começou em maio de 1951, quando os bancários brasileiros decidiram inovar na luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho.

Os bancários paralisaram as atividades por 69 dias, conquistando um aumento salarial de 31%, vitória considerada histórica. Além disso, a mobilização fortaleceu os sindicatos de bancários em todo o país e deu a base para a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que fornece estatísticas confiáveis aos trabalhadores. 

*Fonte: Contraf-CUT/internet

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!