Covid-19: Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense não economiza esforços e luta pela inclusão da categoria no Plano de Imunização

Nesta última semana, a cidade e o estado do Rio de Janeiro, assim como vários municípios Brasil afora, endureceram as medidas restritivas de funcionamento do comércio, bares e restaurantes como forma de conter o avanço da pandemia da Covid-19. Na outra ponta deste procedimento, a maior parte dos decretos estabelecidos em nível estadual e municipal manteve apenas as denominadas atividades essenciais, como hospitais, coletas de lixo, fornecimento de água e energia elétrica e os bancos.

Embora, os trabalhos desenvolvidos pelos bancários sejam reconhecidos como essenciais para fomentar a economia, inclusive com o pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal durante a semana, incluindo os sábados, a categoria não foi incluída até o momento como prioridade no PNI (Plano Nacional de Imunização). Neste contexto, e com o agravamento crescente da crise sanitária do coronavírus, o Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense apresentou requerimento junto ao MPT (Ministério Público do Trabalho) e o MPF (Ministério Público Federal) pleiteando esse direito, já que o próprio PNI admite a revisão dos grupos prioritários devido ao dinamismo da doença.

Enquanto a decisão não é consumada, a Diretoria decidiu mover ação judicial visando autorização para compra de vacinas para os bancários do Sul Fluminense.

– Os advogados já elaboraram a ação e a partir desta semana vamos buscar o desenrolar dos fatos judiciais. Não há mais como protelar essa medida de prevenção e manutenção da vida dos bancários. A exposição aos riscos é constante e por mais que se faça o uso das máscaras de proteção facial, do distanciamento social e do álcool o perigo é constante não apenas para os bancários, mas também para seus familiares – argumentam os diretores da entidade sindical.

 

Fonte: Sind. Bancários Sul Fluminense

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Sede Barra Mansa
Sede Campestre:
Subsede Volta Redonda:

Copyright 2021 - Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense

Como podemos ajudar?