Contraf-CUT celebra 20 anos de lutas ao lado da categoria bancária

Marco histórico na luta da classe trabalhadora, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) está completando 20 anos, nesta segunda-feira, 26 de janeiro, e recebe as congratulações do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense.

A história da luta sindical bancária no Brasil remonta a 1930, quando surgiram os primeiros sindicatos bancários do país. A primeira conquista foi a jornada diária de seis horas.

A trajetória da Contraf-CUT tem origem em outras importantes entidades como o Departamento Nacional dos Bancários (DNB-CUT), cuja greve nacional de 1985 marcou a história, levando cerca de 500 mil bancários às ruas por melhores condições salariais.

A transformação do DNB em Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT) ocorreu em 1992, ano em que foi assinada a primeira Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Já em 2006, a CNB transformou-se em Contraf-CUT, sendo ratificada em 2008 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que lhe conferiu legitimidade para representar trabalhadoras e trabalhadores de todo o ramo financeiro, e não apenas do setor bancário.

Direitos superiores aos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) destacam-se nas conquistas do movimento sindical, resultando em aumentos reais de salários, valorização dos pisos, PLR, igualdade de oportunidades, combate ao assédio moral e sexual, capacitação de mulheres na área de tecnologia da informação.

A luta do movimento sindical bancário é fonte de inspiração para outras categorias reivindicarem os mesmos direitos.

*Fonte: Contraf-CUT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!