Congresso da Contraf-CUT será realizado de 27 a 29 de março

A Direção Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) decidiu, em reunião nesta terça-feira (2), que o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT será realizado nos dias 27, 28 e 29 de março, na cidade de Guarujá, em São Paulo.

A reunião também definiu a formação da Comissão de Organização do congresso. A presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, fará parte da equipe.

Durante o encontro também foi debatida e aprovada a criação de um sistema de organizações de informações bancárias e de apoio à sindicalização, o SysContraf, que vai substituir o VotaBem.

Outro destaque da reunião foi a apresentação feita pelo economista do Dieese, Gustavo Cavarsan, com dados atualizados do Mapeamento do Emprego do Ramo Financeiro.

De acordo com o estudo, o processo de reestruturação e precarização do trabalho no setor financeiro, na última década, foi marcado por digitalização acelerada e automação; fechamento massivo de agências; redução de empregos típicos bancários; terceirização e migração para plataformas e cooperativas; e explosão das fintechs e correspondentes.

Segundo Cavarsan, “o resultado é um setor mais pulverizado, com trabalhadores cada vez mais dispersos, terceirizados e distantes da proteção garantida historicamente pelos sindicatos e pelos acordos coletivos.”

*Fonte: Contraf-CUT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!