Comitiva sindical chinesa visita a Contraf-CUT

Na tarde desta segunda-feira (27), uma comitiva da Federação de Sindicatos de Toda a China (ACFTU), da região de Xangai, visitou a sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

O objetivo do encontro foi estreitar e reforçar laços de cooperação internacional e o intercâmbio acadêmico entre Brasil e China.

Durante o encontro, a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, apresentou as as características do sistema bancário no país e do movimento sindical bancário.

Juvandia ressaltou que a luta que permitiu com que a classe trabalhadora no setor conquistasse uma única convenção coletiva para todo o país começou em meados da década de 1980.

A dirigente falou ainda sobre o papel dos bancos públicos para o desenvolvimento do país e a luta do governo Lula para baixar o spread bancário.

Juvandia ressaltou que o sistema financeiro brasileiro é um dos que cobram as maiores taxas de juros do mundo, além de falar sobre o PIX.

O secretário adjunto do grupo de liderança do partido e vice-presidente do Conselho Sindical Municipal de Xangai (SMTUC), Jijun Hou, falou sobre o WeChat Pay, aplicativo de mídia social chinesa, que não está atrelado a uma empresa estrangeira.

“Semelhante ao PIX, nós temos o WeChat Pay, por onde os usuários fazem transações, que é muito popular na China, utilizado a partir do aplicativo WeChat”, explicou o secretário chinês.

Também mereceu destaque pelos representantes dos dois países o impacto da Inteligência Artificial sobre o futuro dos empregados.

*Fonte: Contraf-CUT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!