
Uma cartilha on-line, com orientações sobre os direitos das mães trabalhadoras foi produzida pela CUT, em parceria com o escritório LBS Advogadas e Advogados.
A cartilha contém informações essenciais para se conhecer e garantir os direitos, sendo um guia para ajudar as trabalhadoras a exercer plenamente os direitos e auxiliar na construção de uma trajetória profissional mais justa.
O material mostra pontos como os direitos que toda mãe trabalhadora deveria saber que tem, como licença-maternidade, ausências para exames, direito à amamentação, mudança de função e acompanhamento do filho em exames e internações.
Temas relacionados à violência doméstica também são abordados na cartilha, além de informações sobre legislações e políticas públicas vigentes voltadas a essas trabalhadoras, condutas de empresas em relação às mulheres que merecem atenção como pressão para a trabalhadora não engravidar, questionamentos em processos seletivos, entre outros e, ainda, como essas trabalhadoras podem se proteger.
A cartilha está disponível em formato digital e pode ser acessada, clicando aqui
*Fonte: CUT Nacional