O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o nome de Rita Serrano para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal, na manhã desta sexta-feira (30). Funcionária da Caixa desde 1989, Rita foi eleita, por anos, pelos empregados no Conselho de Administração do banco, tendo atuação marcante na defesa da instituição e na luta pelos direitos dos empregados. A confirmação do seu nome ratifica a importância do movimento sindical na sociedade brasileira.
O presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro (APCEF/RJ), Paulo Matileti, fez questão de parabenizar a nova presidente. “Nós, aqui no Rio de Janeiro, sempre abraçamos as suas lutas por entendermos que sua linha sempre foi pautada pela defesa dos direitos dos trabalhadores e da valorização da Caixa 100% pública. A Caixa e os trabalhadores merecem a indicação feita pelo presidente Lula. O Brasil merece ter uma mulher presidindo o mais importante banco público desse país. Parabéns Rita Serrano”, afirmou.
Desde que ingressou no banco, há 33 anos, Maria Rita Serrano exerceu diversas funções, presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC Paulista entre 2006 e 2012. Desde 2014 é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração da Caixa e, recentemente, passou a coordenar o comitê nacional em defesa das empresas públicas.