Com a aprovação das mudanças no critério de cálculos da Pontuação Individual do Participante (PIP), as trabalhadoras e os trabalhadores do Banco do Brasil, associados ao plano Previ Futuro, poderão somar mais recursos para a aposentadoria. O anúncio da aprovação foi feito pelo banco nesta terça-feira (16).
A coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, explicou que a revisão da Tabela PIP é uma conquista das funcionárias e funcionários do BB.
“Nós levamos a proposta para a mesa de discussão com o banco. Os dirigentes eleitos da Previ, por sua vez, participaram da construção do novo cálculo, que passou pela revisão e análise das instâncias internas. A mudança também foi submetida à Previc, entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país”, afirmou Fernanda.
Reivindicação antiga dos trabalhadores, a revisão da Tabela PIP impacta na contribuição adicional, conhecida como 2B, que é calculada mensalmente por meio da referida tabela.
Para calcular a 2B são considerados três fatores: crescimento salarial do participante, tempo de filiação e crescimento salarial médio anual dos funcionários do BB vinculados ao Previ Futuro.
Wagner Nascimento, diretor eleito e candidato à reeleição para o cargo, nas eleições deste ano pela Chapa 1 “Previ para os Associados”, explicou a necessidade da mudança.
“Desde que foi criado, em 1998, o plano Previ Futuro nunca teve atualização de metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias mudanças nos planos de cargos e salários do banco. Depois das mudanças na jornada de trabalho e com o Performa, a Tabela PIP ficou prejudicada e estagnou a pontuação dos associados. Com a nova Tabela PIP, 30 mil associados mudarão de faixa de contribuição imediatamente, sendo que, destes, 15 mil não conseguiam nem contribuir pela Tabela atual”, ressaltou.
João Fukunaga, presidente da Previ, também falou sobre a importância das mudanças.
“É muito simbólico que a aprovação da Tabela PIP pelo Banco do Brasil aconteça no dia do aniversário de 120 anos da Previ. Esse é um grande presente para os associados do Previ Futuro. É um avanço importante, vinculado diretamente ao propósito de cuidar do futuro das pessoas. Mudar a PIP é proporcionar para associadas e associados do Previ Futuro a oportunidade de contribuir mais e ter essa contribuição acompanhada pelo Banco do Brasil”, afirmou Fukunaga.
*Fonte: Contraf-CUT