
Em reunião nesta segunda-feira (28), o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) realizaram a mesa de “Negociação Nacional Bancária sobre Novas Tecnologias, como a IA, e a Atividade Bancária”.
Ao final da reunião, os bancos aceitaram criar mesa permanente de negociações sobre Inteligência Artificial (IA).
Durante o encontro, a coordenadora do Comando Nacional e presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, afirmou que um a cada quatro empregos serão impactados, em algum grau, pela Inteligência Artificial (IA) Generativa.
Ela acrescentou ainda que a maioria dos postos de trabalho expostos à IA serão transformados, exigindo ações para a qualificação e requalificação de trabalhadores.
As declarações de Juvândia têm por base os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Juvandia informou que os dados mostram que o uso de IA é intenso, por parte dos bancos, e está reduzindo os custos dessas empresas.
“Na Consulta Nacional dos Bancários 2025, que acabamos de realizar, maioria significativa dos trabalhadores apontaram que esses ganhos de produtividade, obtidos com os avanços tecnológicos, devem ser traduzidos em aumento salarial. Além desse pedido, nós, do Comando Nacional, cobramos que esses ganhos obtidos com a tecnologia também se traduzam com a redução da jornada para quatro dias de trabalho semanais, sem redução salarial”, ressaltou Juvandia Moreira.
Além disso, Juvandia ressaltou que a categoria também quer verificar em que medida a IA está sendo utilizada para controle dos trabalhadores, e como essas novas tecnologias podem estar vinculadas às questões de direitos por igualdade de oportunidades dentro das empresas, desumanizando os processos de contratação, ascensão e até demissão dos empregados.
Os representantes da Fenaban concordaram em incluir os trabalhadores no debate sobre mudanças tecnológicas no setor e aceitaram a proposta de mesa permanente para discussões sobre IA. Também solicitaram ao Comando uma proposta de calendário para os próximos encontros sobre o tema.
*Fonte: Contraf-CUT