Aposentados do Santander ganham na Justiça o direito de reduzir mensalidade do plano de saúde

A Justiça decidiu a favor dos aposentados do Santander, que agora vão poder reduzir a mensalidade do plano de saúde. Foram mais de nove anos de luta com uma ação impetrada pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários).

O processo contra o banco era pela manutenção dos critérios de cobrança do plano de saúde da época da contratação. Com a decisão favorável da Justiça, o sindicato espera conseguir que o banco e as operadoras dos planos de saúde cumpram a determinação de restabelecer os critérios contratados anteriores à alteração unilateral, declara ilegal.

Em seguida, depois da redução das mensalidades, serão feitos os cálculos do que foi pago a mais para que os aposentados sejam ressarcidos.

Wanessa Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, considera a decisão importante. Segundo ela, essa conquista abre precedência para que outros sindicatos do país sigam o exemplo de pleitear a redução no valor das mensalidades.

O processo impetrado pelo sindicato pede a suspensão da alteração realizada em 2014 na forma de custeio do plano de saúde prestado pelas operadoras Bradesco Saúde, Central Nacional Unimed/Unimed Seguradora e Cabesp , para os funcionários oriundos  do Banespa, admitidos até 20 de novembro de 2000.

Pede também o restabelecimento das condições contratadas até então, além do pagamento para os substituídos processualmente dos valores cobrados a mais devido à alteração ilegal no custeio do plano.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Como podemos ajudar?