Banco do Brasil abrirá concurso público para seis mil vagas em 2023

O Banco do Brasil publicou edital de concurso público, que será realizado em 2023, para preenchimento de seis mil vagas. A divulgação foi feita nesta sexta (23) no Diário Oficial da União. São duas mil vagas para contratação imediata para escriturário agente comercial e mais mil para formação de cadastro de reserva, com atuação nas unidades de negócios e plataformas de suporte operacional (PSO). Outras duas mil vagas são para escriturário agente tecnologia, com mais mil vagas para cadastro de reserva de profissionais com foco em conhecimentos de tecnologia da informação (TI). A previsão é que as vagas sejam distribuídas entre todos os estados do país, exceto as de TI, exclusivas para Brasília e São Paulo, de acordo com informações do banco. “É muito importante novas contratações, mas o total de vagas anunciadas no concurso ainda é insuficiente para reverter o movimento de desmonte que ocorreu nos últimos anos”, explica Fernanda Lopes, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) na CEBB. “Desde 2016, o BB fechou mais de 1.500 agências e cortou cerca de 10 mil empregos, o que, além de reduzir a presença de banco público nas periferias e pequenas cidades, levou à insuficiência de mão de obra e sobrecarga dos funcionários, que continuaram sendo submetidos a metas contínuas”, completa. A retomada de concursos públicos foi uma das reivindicações levadas pelo movimento sindical na Campanha Salarial 2022. “O fortalecimento do Banco do Brasil como um banco público é fundamental para o país voltar a crescer e manter um desenvolvimento voltado à redução das desigualdades”, afirma Fernanda Lopes. “O que os trabalhadores e o movimento sindical defendem é um BB não só para o agronegócio e grandes empresas, mas também para a agricultura familiar, para cooperativas de produção, para pequeno negócio e microempreendedores. E isso passa pela valorização e ampliação do corpo de funcionários e da presença do banco em todas as regiões e comunidades do país”, destaca. Serviço As inscrições podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2023 na página da Fundação Cesgranrio no valor de R$ 50. A previsão é de que as provas sejam realizadas em 23 de abril de 2023. No momento da inscrição, o candidato deve escolher a UF/Macrorregião/Microrregião de posse e uma das 177 cidades disponíveis para realização das provas. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no Edital, disponível para consulta no site www.bb.com.br/concurso, no Diário Oficial da União, e no site www.cesgranrio.org.br.
FELIZ NATAL aos bancários e bancárias

Chegado mais um fim de ano de muitos desafios e conquistas também. Superamos a pandemia, que ainda inspira cuidados, lutamos contra demissões, batalhamos pelo pleno emprego e defendemos a democracia. A diretoria do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense agradece a confiança e apoio de todos os bancários e bancárias e renova os votos de muita luta e compromisso com a categoria. Que 2023 se renove em mais esperança e muitas conquistas. FELIZ NATAL! FELIZ ANO NOVO!
Natal de Luto no Bradesco por demissões

Bancários e bancárias do Estado do Rio de Janeiro realizaram nesta quinta-feira (22), uma atividade em protesto contra o fechamento de agências e a demissão em massa no Bradesco . O ato foi chamado de “Natal de Luto”. Apenas nas base atendida pela Federação dos Bancários do Rio de Janeiro (FEDERA/RJ), cerca de 500 funcionários perderam o emprego. Boa parte dessas demissões ocorreu a partir do mês de novembro, há um mês do Natal. Com esse número, chega a 1.500 bancários demitidos por dia em 2022. Os protestos foram paralisações parciais, reuniões com bancários e bancárias, esclarecimentos aos clientes e usuários e panfletagem, para chamar a atenção sobre a escalada das demissões. Diretores do Sindicato panfletaram nas agências do Bradesco. Vale ressaltar que o Bradesco lucrou de janeiro a setembro de 2022 cerca de R$ 19 bilhões frutos do trabalho e suor de seus funcionários que lutam diariamente para bater metas abusivas. O banco gasta milhões em publicidade para falar sobre responsabilidade social, mas não pratica com seus trabalhadores essa consciência. O aumento das demissões nas vésperas do Natal demonstram a total desumanidade e falta de compromisso com responsabilidade social.