Bancos vão funcionar com horários especiais em dias de jogos da Seleção Brasileira

Durante os jogos da Seleção Brasileira masculina na Copa do Mundo de 2026, os bancos vão adotar medidas especiais para que bancárias e bancários possam acompanhar os jogos. O comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), autorizando a mudança de horário, foi divulgado nesta quinta-feira (11). A medida é resultado da solicitação feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) à Febraban, no último dia 9 de junho. O comunicado da Febraban orienta que nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira começarem às 14h, as agências deverão funcionar das 9h às 12h. Quando as partidas tiverem início às 16h, o atendimento ocorrerá das 10h às 14h. Já nos jogos marcados para as 17h, as agências abrirão às 10h e fecharão às 15h. Trabalhadores que atuam em agências e postos de atendimento, devem ser dispensados com antecedência mínima de uma hora em relação ao início das partidas. Para quem atua em teletrabalho, a orientação é que seja assegurado o direito à desconexão entre, no mínimo, 30 minutos antes do início dos jogos e até 15 minutos após o término das partidas. Já para quem estiver escalado para atividades presenciais nos dias de jogos, os bancos poderão, quando possível, transferi-los para o regime de teletrabalho ou aplicar a mesma regra de liberação antecipada prevista para os empregados das agências. Quanto às horas não trabalhadas em razão dos jogos, a recomendação da Febraban é que sejam compensadas posteriormente ou incorporadas aos bancos de horas das instituições. *Fonte: Contraf-CUT
36º CNFBB construirá propostas em defesa dos direitos dos funcionários

O 36º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) será realizado entre os dias 17 e 19 de junho, com a participação de delegadas e delegados de todo o país. O encontro vai debater os desafios da categoria, construir propostas para a defesa dos direitos dos funcionários e preparar a participação na 28ª Conferência Nacional dos Bancários. A programação prevê debates sobre o papel do Banco do Brasil como banco público, saúde, previdência, remuneração, condições de trabalho, Previ e Cassi, além da realização da plenária final que aprovará as resoluções e encaminhamentos da categoria. A coordenadora da Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), Fernanda Lopes, destaca que as discussões realizadas durante o congresso servirão de base para a atuação da representação dos trabalhadores nos próximos períodos. “É um momento de ouvir, debater e construir propostas que atendam às necessidades dos funcionários e contribuam para um Banco do Brasil cada vez mais comprometido com a sociedade brasileira”, explica Fernanda. *Fonte: Contraf-CUT
Empregadas e empregados da Caixa vão se reunir no 41º Conecef

Considerado o principal fórum nacional de debates e deliberações dos trabalhadores da Caixa, o 41º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) será realizado de 17 a 19 de junho, em São Paulo. Durante o congresso serão debatidos temas como Saúde Caixa, saúde e condições de trabalho, remuneração e carreira, além da defesa da Caixa e da Funcef. O congresso integra o processo de organização da Campanha Nacional dos Bancários e será decisivo para a definição das prioridades de luta das empregadas e dos empregados da Caixa nos próximos meses. O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Felipe Pacheco, lembra que o Conecef é um espaço fundamental para a construção coletiva das pautas que serão defendidas pelo movimento sindical. “O Conecef é o momento em que as empregadas e os empregados da Caixa, de todas as regiões do país, avaliam a realidade do banco, debatem os desafios da categoria e constroem, de forma democrática, as propostas que orientarão nossa atuação”, explica Felipe Pacheco. *Fonte: Contraf-CUT
Contraf-CUT faz pesquisa para saber prioridades de funcionários do Banco do Brasil

Nos próximos dias, os funcionários e as funcionárias do Banco do Brasil vão participar de uma pesquisa nacional promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em parceria com o Instituto Simplex. A pesquisa será realizada através de ligações telefônicas e terá o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as principais demandas da categoria e fortalecer a atuação das entidades sindicais durante a Campanha Nacional dos Bancários 2026. Serão abordados temas como condições de trabalho, saúde, carreira, remuneração, diversidade, tecnologia, Cassi, Previ e os desafios enfrentados atualmente pelos funcionários do banco, a fim de identificar as percepções dos trabalhadores sobre essas questões. Segundo Gustavo Tabatinga, secretário-geral da Contraf-CUT, as respostas servirão de subsídio para a definição das estratégias de negociação e para a construção de uma pauta cada vez mais alinhada às necessidades dos trabalhadores. Com a pesquisa poderá ser feita a análise de diferentes realidades dentro do BB, considerando aspectos como local de trabalho, função exercida, tempo de banco, jornada, faixa etária e região do país. *Fonte: Contraf-CUT
Cassi: proposta de medida emergencial é apresentada em nova rodada de negociações

Nesta terça-feira (9) foi realizada mais uma reunião entre os representantes da mesa de negociações sobre o custeio da Cassi e a direção do Banco do Brasil. O encontro teve o objetivo de dar continuidade à construção de alternativas que garantam a sustentabilidade e a perenidade do Plano Associados. A necessidade de recomposição das reservas obrigatórias da Caixa de Assistência foi um dos principais temas debatidos na reunião. Fernanda Lopes, coordenadora da mesa de negociações, apresentou proposta para criação de uma alternativa emergencial a fim de evitar problemas financeiros no curto prazo. O texto propõe a elaboração de um memorando de entendimento que estabeleça uma contribuição transitória do Banco do Brasil e dos associados, com o objetivo de recompor as reservas da Cassi e assegurar maior estabilidade às contas da entidade. De acordo com as entidades, a medida vai permitir avanço nas negociações com mais segurança. Os representantes do Banco do Brasil se comprometeram a analisar a proposta apresentada pelas entidades e a apresentar um posicionamento na próxima rodada de negociações, agendada para o dia 23 de junho. *Fonte: Contraf-CUT
Empregados da Caixa vão participar de pesquisa da Contraf-CUT

Uma pesquisa nacional será realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) com empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as principais demandas da categoria e fortalecer a atuação das entidades sindicais durante a Campanha Nacional dos Bancários 2026. A pesquisa é uma ferramenta importante para aproximar ainda mais a atuação sindical da realidade vivida pelos trabalhadores, como explica o secretário-geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga: “A negociação coletiva precisa estar conectada com aquilo que os empregados e empregadas vivenciam todos os dias. Esta pesquisa vai nos ajudar a compreender melhor quais são as prioridades do pessoal da Caixa neste momento e quais temas exigem maior atenção das entidades sindicais durante a Campanha Nacional dos Bancários de 2026.” Segundo Tabatinga, os resultados servirão como subsídio para a construção das estratégias de negociação e para o aprimoramento das ações desenvolvidas pela Contraf-CUT, pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa e pelas demais entidades representativas. Além disso, vai permitir identificar diferenças de percepção entre segmentos específicos, considerando aspectos como tempo de banco, função exercida, local de lotação, jornada de trabalho, faixa etária e região do país. A pesquisa poderá ser respondida até 19 de junho através do link que será enviado por e-mail. *Fonte: Contraf-CUT *Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Sindicato realiza ações pelo Dia Nacional de Luta “Saúde Caixa Sem Teto”

O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense participou, nesta terça-feira (9), das ações pelo Dia Nacional de Luta “Saúde Caixa Sem Teto”. A atividade foi realizada por empregadas e empregados da Caixa de todo o país. A mobilização visa ampliar o debate sobre o futuro do Saúde Caixa e pressionar a empresa a discutir o fim do teto de 6,5% da folha salarial imposto pelo estatuto da Caixa para os gastos com a saúde de seus empregados. Dirigentes do Sindicato visitaram a agência da Caixa Econômica de Volta Redonda, onde conversaram com funcionários e clientes e distribuíram um boletim com explicações sobre como o teto prejudica o Saúde Caixa. Para chamar a atenção da população foram colados cartazes alusivos ao tema na fachada do prédio. Além disso, a publicação mostra os principais impactos do teto, como o aumento das mensalidades, dificuldades para manter a qualidade da assistência, ameaças aos direitos dos aposentados e restrições ao benefício pós-emprego para trabalhadores admitidos a partir de setembro de 2018. A mobilização foi convocada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT e o Comando Nacional dos Bancários nas negociações com o banco. O material também denuncia outros fatores que vêm prejudicando a saúde dos empregados, como a falta de pessoal, o fechamento de unidades, a cobrança excessiva por metas, os problemas de infraestrutura e os critérios considerados injustos do programa de remuneração variável da Caixa, o Super Caixa.
Empregados da Caixa se mobilizam em defesa do Saúde Caixa nesta terça-feira (9)

Nesta terça-feira (9) será realizado o Dia Nacional de Luta “Saúde Caixa Sem Teto”, com atividades nas unidades do banco, reuniões com trabalhadores antes do expediente e manifestações nas portas das agências e unidades administrativas da Caixa. O objetivo da mobilização é ampliar o debate sobre o futuro do Saúde Caixa e pressionar a empresa a discutir o fim do teto de 6,5% da folha salarial imposto pelo estatuto da Caixa para os gastos com a saúde de seus empregados. A mobilização foi convocada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT e o Comando Nacional dos Bancários nas negociações com o banco. Será distribuído um boletim com explicações sobre como o teto prejudica o Saúde Caixa e mostrando os principais impactos como o aumento das mensalidades, dificuldades para manter a qualidade da assistência, ameaças aos direitos dos aposentados e restrições ao benefício pós-emprego para trabalhadores admitidos a partir de setembro de 2018. *Fonte: Contraf-CUT
Sindicato participa da 2ª Marcha Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras LGBTQIA+

O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense participou, nesta sexta-feira (5), da 2ª Marcha Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras LGBTQIA+, realizada pela CUT em São Paulo. O evento, que é um ato político, cultural e de luta pelos direitos trabalhistas, reuniu mais de uma centena de pessoas no centro histórico paulista para defender trabalho digno, democracia e o combate a todas as formas de discriminação. As principais pautas defendidas durante a marcha foram o fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, o combate à LGBTQIA+fobia nos ambientes de trabalho e a defesa do trabalho decente para todas as pessoas. A Marcha fez parte da programação do 7º Encontro Nacional do Coletivo LGBTQIA+ da CUT, cujo encerramento ocorreu no sábado (6). Durante os três dias do encontro, dirigentes sindicais e militantes de todo o país debateram organização sindical, mercado de trabalho, combate à discriminação e estratégias para ampliar a participação da população LGBTQIA+ nas estruturas sindicais. O fortalecimento dos sindicatos como espaços permanentes de acolhimento, proteção e organização política da população LGBTQIA+ também integrou a pauta do evento, que reafirmou a defesa da democracia, da liberdade de manifestação e do direito à ocupação dos espaços públicos. O evento também reforçou a defesa dos direitos civis e sociais da população LGBTQIA+, combatendo iniciativas que tentam restringir sua visibilidade e participação política. *Fonte: CUT
Movimento sindical aguarda respostas do Banco do Brasil sobre a Cassi

O custeio da Cassi passou por mais uma rodada de negociação, na última quarta-feira (3), com representantes dos funcionários do Banco do Brasil. O encontro foi para debater alternativas para garantir a sustentabilidade da Caixa de Assistência e avançar na construção de um modelo de financiamento capaz de atender às demandas dos associados. O Banco do Brasil apresentou uma proposta que visa aprofundar o debate técnico sobre cenários elaborados a partir de uma proposta de modelo híbrido de custeio, sob o argumento de que existiriam divergências em relação ao formato apresentado. Os representantes dos trabalhadores disseram ter recebido com surpresa a proposta do banco. Eles esperavam receber retorno sobre as críticas e os apontamentos feitos na reunião anterior, já que há consenso quanto à necessidade de buscar uma alternativa que não esteja vinculada somente à remuneração dos funcionários. As entidades representativas dos trabalhadores acreditam que é necessário aprofundar os estudos e as simulações para avaliar os impactos de cada proposta e construir uma solução equilibrada para a Cassi. Garantir uma solução permanente para os funcionários oriundos de bancos incorporados pelo Banco do Brasil, assegurando seu acesso ao Plano de Associados da Cassi também foi um dos pontos importantes levantados pelas entidades. *Fonte: Contraf-CUT